Home > Comunicação > Notícias

Gestos distribuirá 3.300 preservativos na 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco

Gestos distribuirá 3.300 preservativos na 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco

A Gestos estará presente na 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco neste domingo (15/09). A partir das 9h, uma equipe da Gestos composta por 26 pessoas estará no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, distribuindo kits de preservativos e lenços umedecidos, totalizando 5 mil insumos. Os produtos são da marca Prudence, fabricada pela DKT – uma das apoiadoras da Gestos nas atividades educativas e de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Além de distribuir as camisinhas, os e as ativistas da Gestos circularão entre o público presente na concentração da Parada da Diversidade com cartazes chamando as pessoas para esclarecerem dúvidas sobre prevenção combinada ao HIV/Aids, sobre PreP e PEP.

Poucas pessoas sabem, mas hoje em dia existe uma combinação de maneiras para se prevenir do HIV/Aids – que incluem o uso dos preservativos interno e externo, a realização de testes regulares para o HIV, a Profilaxia Pré-exposição (PreP), a Profilaxia Pós-exposição (PEP), entre outras ações usadas de forma conjunta.

Entre as perguntas que a Gestos levará para o Parque Dona Lindu estão: “Vamos combinar a prevenção?”; “Você sabe a diferença entre PreP e PEP?”; “Quer saber o que é prevenção combinada?”; “Vamos conversar sobre preservativo?”; “Vamos conversar sobre testagem?”; “Vamos conversar sobre prevenção combinada?”.

“Nossa intenção é estimular as pessoas a conversarem com a equipe da Gestos enquanto distribuímos as camisinhas e chamar atenção para informações que estão disponíveis, mas nem sempre as pessoas têm acesso de uma forma tão aberta. Vamos aproveitar a movimentação e a descontração da Parada da Diversidade para abordar os temas”, explica Jô Meneses, coordenadora de Programas Institucionais da Gestos.

Todos os anos a Gestos leva uma ação de prevenção para a Parada da Diversidade. Este ano, além da distribuição de preservativos, a Gestos realizou na última terça-feira (10/09) o seminário “Pré-parada: Vamos combinar a prevenção ao HIV?” – que reuniu ativistas e gestores de saúde de municípios da Região Metropolitana do Recife e de todas as regiões do Interior de Pernambuco para debater a prevenção combinada ao HIV. O seminário foi importante também para levantar sugestões e criar uma agenda conjunta de necessidades e ações demandadas nas várias regiões do estado.

Sobre a Gestos

Criada em 1993, no Recife/PE, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero atua há 26 anos na defesa e na promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos (DSDR), a partir de uma perspectiva feminista, compreendendo-os como fundamentais para a prevenção do HIV e para a promoção de políticas voltadas para a melhoria das condições social, política e econômica das pessoas. A ONG oferece serviços para pessoas vivendo com HIV (atendimento psicoterapêutico, acompanhamento social e jurídico) e implementa ações voltadas às populações vulneráveis ao HIV em comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do Recife. Em 2015, inaugurou um serviço especializado no apoio de jovens e adolescentes no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. A Gestos também atua na promoção de direitos das pessoas LGBT, com projetos que defendem a igualdade, o fim do preconceito e da violência contra essa população e a igualdade de direitos.

Sustentabilidade

A Gestos lançou neste mês de setembro a campanha “Gestos de Solidariedade” – visando atrair pessoas que se identifiquem com as causas defendidas pela instituição a contribuírem com a sua sustentabilidade. A campanha está disponível no site da Gestos, através do link “Faça a sua doação agora”. “Porque mais pessoas precisam da Gestos, a Gestos precisa mais de você”.

Temas deste texto: AIDS - DKT - HIV - Prevenção - Prudence - Trans

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.