Home > Comunicação > Notícias

Carnaval 2023: Gestos distribui preservativos no centro do Recife

Carnaval 2023: Gestos distribui preservativos no centro do Recife

Após dois anos sem realização, o Carnaval volta a ganhar as ruas do Recife. Pensando em unir folia e saúde sexual, o GT Ativismo Jovem da Gestos realizou, na noite da quinta-feira (16), a distribuição de 400 kits de prevenção no centro do Recife. Ao todo, foram doados 1200 preservativos externos durante todo o trajeto, que seguiu da sede da instituição (na Rua dos Médicis, 68 – Boa Vista, Recife) até o Bairro do Recife. O grupo aproveitou para conversar com os foliões e as foliãs sobre prevenção combinada e saúde sexual. Outros 720 preservativos foram doados ao Bloco Amor Livre, que saiu do Armazém do Campo (no bairro de Santo Antônio) naquela mesma noite. 

Joane Orlando (22) juntou-se ao GT Jovem este ano e sua primeira ação externa com o grupo foi justamente a distribuição de insumos de prevenção durante os dias de momo. “Eu estou achando incrível”, confessa, “é a primeira vez que eu realizo uma ação assim, promovendo saúde sexual e responsabilidade social também. Isso fala muito sobre identidade, sobre [diversidade] de corpos e carrega muitas coisas que acredito e pelas quais luto”.

A ação é realizada pelo GT Ativismo Jovem da Gestos desde 2017, explica Jô Meneses, coordenadora de Programas Institucionais da organização. “Desde a quinta-feira pré-carnaval que os blocos já começam a desfilar nos bairros do centro do Recife e, além das concentrações, as pessoas também se reúnem nos bares da região; por conta disso, acreditamos que essa é uma ótima oportunidade para distribuir insumos de prevenção e conversar um pouco sobre saúde sexual com a população brincante”. 

Slayne de Oliveira (25), que integra o grupo de jovens ativistas da Gestos há pelo menos 3 anos e, durante este período, já havia realizado ações semelhantes. “Eu acho que é importante, porque para além de distribuir as camisinhas, a gente também explica sobre não só o uso da camisinha, mas também sobre a PrEP, sobre a PEP e sobre a ONG – que muita gente não conhece e passa a conhecer dentro dessas ações”, avalia.

A ação busca dialogar prioritariamente com jovens, grupo etário onde se concentram os maiores índices de novas infecções pelo vírus HIV. Só até novembro do ano passado, o Recife registrou 615 novos casos de infecção pelo HIV, sendo 38% na faixa etária de 14 a 29 anos. Já em 2021, 827 novos casos de infecção pelo HIV e 302 novos casos de Aids foram notificados na cidade. Destes números, a faixa etária de 14 a 29 anos representava 40% das novas infecções pelo HIV e 21,5% pela Aids. 

Jô Meneses explica ainda que a ação busca reforçar a importância do uso do preservativo e de todas as outras formas de prevenção. “A gente sabe que acidentes podem acontecer (por conta de uma camisinha que não foi colocada corretamente, ou nem mesmo foi utilizada); por isso é fundamental garantir que as pessoas saibam que existe a PEP [Profilaxia Pós Exposição] e a PrEP [Profilaxia Pré-Exposição], o que são e como acessá-las. Enfim, é preciso que elas conheçam as várias possibilidades de prevenção, para que não se infectem, seja pelo HIV, ou por outras ISTs”, conclui.

Além da distribuição na quinta-feira, outros 450 preservativos também foram distribuídos na concentração do bloco Terra à Vista, que sairá da sede da ONG Habitat para a Humanidade Brasil (no bairro da Boa Vista) às 13h desta sexta-feira (17). Até a abertura oficial do carnaval do Recife, a Gestos estima que foram distribuídos 2.220 preservativos externos.

Temas deste texto: Carnaval - DKT - GT Jovem - Prevenção combinada

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.