Home > Comunicação > Notícias

Gestos é selecionada para compor Comissão Estadual dos ODS em Pernambuco

Gestos é selecionada para compor Comissão Estadual dos ODS em Pernambuco

A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero foi selecionada para fazer parte da Comissão Estadual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Pernambuco. O edital de chamamento foi publicado em outubro de 2018 e o resultado final foi divulgado no último dia 12 de fevereiro. A Comissão dos ODS é composta por 14 representantes, sendo sete do Governo do Estado de Pernambuco e sete da sociedade civil. Além da Gestos, outras seis entidades foram também selecionadas através do edital para fazer parte da comissão no seu primeiro triênio.

Além da Gestos, também representarão a sociedade civil as seguintes entidades: Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan); Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec); Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE); Espaço Feminista; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE); e Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp/UFPE).

A Comissão Estadual dos ODS tem a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e elabora propostas relacionadas ao alcance das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Ao todo, são 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser alcançados pelos 193 países signatários da ONU até o ano de 2030. As metas englobam questões de direitos humanos, redução das desigualdades, enfrentamento ao HIV/Aids, universalização da saúde, políticas de igualdade de gênero, conservação do meio ambiente, entre outras.

A Gestos é uma das entidades gestoras do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 no Brasil – que reúne mais de 40 entidades de todo o Brasil no monitoramento dos ODS.

Temas deste texto: ODS

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.