Home > Comunicação > Notícias

“LGBTFobia dói, machuca e mata!” – Entidades protestam no Dia Internacional de Luta Contra a LBGTFobia

“LGBTFobia dói, machuca e mata!” – Entidades protestam no Dia Internacional de Luta Contra a LBGTFobia

Nesta quinta-feira, dia 17 de maio, Dia Internacional de Luta Contra a LGBTFobia, representantes de 22 entidades que militam pelos direitos das pessoas LGBT fazem um ato, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), para reivindicar direitos desse segmento da sociedade. Os ativistas estarão em frente à ALEPE realizando um Ato Público para denunciar diversas violações de direitos sofridas pela população LGBT em Pernambuco.

Com faixas, cartazes e performances artísticas e o lema “LGBTFobia dói, machuca e mata!”, o protesto quer mostrar para a sociedade as violências sofridas pela população LGBT e o momento conservador e de retrocesso de direitos que vive atualmente o estado de Pernambuco e o Brasil. No país, uma pessoa LGBT é assassinada por dia.

A data foi instituída em 1990, ano em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID); iniciativa considerada uma grande conquista para o movimento e população LGBT.

A manifestação está sendo organizada pelo Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Pernambuco (Fórum LGBT/PE) – uma articulação política dos movimentos sociais criada em 2004 e que reúne organizações da sociedade civil e ativistas independentes na defesa dos direitos humanos das pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais)

Participam do protesto: Associação de Homens Trans e Transmasculinidades (AHTM); Amotrans – Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco; APPS – Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo; Art Gay Jovem PE. (Caruaru); CANDACES – Coletivo Nacional de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas Autônomas; Coletivo Lutas e Cores; Diversa; GEMA – Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades da UFPE; GESTOS – Soropositividade, Comunicação e Gênero; GGP – Grupo Gay de Pernambuco; Grupo Gaymado; GTP+ – Grupo de Trabalhos Posithivo; Instituto PAPAI; LUAS; Mães Pela Diversidade; Movimento lgbt Leões do Norte; RUA – Juventude Anticapitalista; SEEPE – Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco; Ser Coletivo; SINTEPE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco. (Recife); Somos Todas Iguais; Ativistas Independentes.

 

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.