Home > Comunicação > Notícias

Gestos participa do lançamento da Comissão de Direitos Humanos do TJPE

Gestos participa do lançamento da Comissão de Direitos Humanos do TJPE

A coordenadora-geral da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, Alessandra Nilo, participou na manhã desta segunda-feira (26/02) do lançamento da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A comissão será presidida pelo desembargador Bartolomeu Bueno. Após a cerimônia, Alessandra Nilo reuniu-se com João Passos (assessor do desembargador Bartolomeu Bueno), com o deputado estadual Edilson Silva (PSol) e com o advogado Cristiano Carrilho, da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PE, para dialogar sobre quais serão as primeiras diretrizes da recém-formada comissão.

“Houve um entendimento que entre os primeiros tópicos estará os direitos da população prisional, especialmente daquelas pessoas que estão presas aguardando o julgamento; e também a questão da violência e o tráfico de crianças”, explicou Alessandra Nilo. De acordo com a coordenadora-geral da Gestos, o TJPE também fará uma campanha em todo o Estado de Pernambuco para esclarecer às pessoas o que são os direitos humanos e a importância para todas as pessoas. “É preciso acabar com a falsa ideia de que direitos humanos servem para ‘defender bandidos’. Todos nós devemos lutar pela garantia dos direitos humanos”, completou Nilo.

A Gestos atua diretamente em questões relacionadas aos direitos humanos desde a sua fundação, há 25 anos, e acompanha as metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil se comprometeu em 2015 a implementar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até o ano de 2030.

A promoção dos direitos humanos relaciona-se diretamente com o objetivo 16 da Agenda 2030, que busca “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Roda de Diálogo

A Gestos está entre as entidades da sociedade civil que monitoram o cumprimento das metas estabelecidas para a Agenda 2030. Em 2017, a Gestos e outras entidades lançaram o “Relatório Luz da Sociedade Civil”, no qual denunciam que o Brasil não deve alcançar as metas com as quais o país se comprometeu no âmbito da ONU e dos ODS.

Para debater essa questão, a Gestos promoverá no próximo dia 07 de março, a partir das 14h, na sede da ONG (Ruda dos Médicis, 68, Boa Vista, Recife-PE) uma Roda de Diálogo com o tema “Como promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça a tod@s e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas?”.

A convidada para liderar o encontro é Joara Marchezini, da Artigo 19, ONG de direitos humanos criada em 1987, em Londres, para defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo.

O nome da ONG faz referência ao 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, que determina: “Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. A Artigo 19 tem presença em nove países e está no Brasil desde 2007.

Segundo Jair Brandão, assessor de Projetos da Gestos, a Roda de Diálogo promovida faz parte do processo de monitoramento que a sociedade civil vem implementando desde então e pretende debater os desafios e oportunidades do Estado de Pernambuco de promover o acesso à justiça, a implementação de uma governança transparente e inclusiva e de uma eficaz política de participação social.

“Também pretendemos criar um grupo de trabalho local que contribua para elaboração de um relatório da sociedade civil sobre o tema, com foco em Pernambuco, para apresentar na ONU, em 2018, durante o seu Fórum de Alto Nível (Julho/2018) e que contribua para as ações de incidência política local frente aos desafios que enfrentamos em nosso estado”, afirma Brandão.

Serviço:
Roda de Diálogo
Tema: “Como promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça a tod@s e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas?”
Data: 07/03/2018 (quarta-feira)
Hora: 14h às 19h
Convidada: Joara Marchezini, da ONG Artigo 19
Local: Sede da Gestos (Rua dos Médices, Boa Vista – Recife/PE)
Informações e confirmação de presença: (81) 3421-7670

Temas deste texto: Alessandra Nilo - Direitos Humanos - ODS - TJPE

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.