Gestos participa de seminário sobre eliminação do estigma e preconceito nos serviços de saúde
Nos dias 20 e 21 de maio, em Roraima, foi realizado o Seminário “Eliminação do Preconceito, Estigma e Discriminação em HIV/AIDS, uma colaboração da UNESCO, UNAIDS e a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista (SEMSA). O evento visa contribuir para humanização dos serviços de saúde para pessoas vivendo com HIV/AIDS, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade econômica e social. A Gestos foi uma das painelistas na mesa sobre “Estigma e discriminação nas populações-chave, prioritárias, refugiados e migrantes”.
A coordenadora de Programas e Projetos Institucionais da Gestos, Jô Meneses, detalhou a importância de dialogar sobre o estigma que ainda existe nos serviços de saúde não só no Estado de Roraima, mas em todo Brasil. “Vimos nos dados do outro índice de estigma que os serviços de saúde também reproduzem estigma e preconceitos. Então, sempre que podemos ter uma conversa sobre estigma, discriminação e preconceito, e pessoas vivendo com HIV, é fundamentel participar”.
Jô Meneses ainda complementou que “É importante poder desfrutar da tecnologia para chegar com informações, com questões, que quando você está no seu próprio território você não pensou sobre, mas a partir do momento que você se insere em outros territórios devido ao acúmulo de vivência, você pode ajudar aquele território a repensar sua prática”.
Além de buscar reduzir o número de infecções pelo HIV e eliminar o estigma, o seminário também se propõe a apoiar o Brasil no cumprimento das metas (25-25-25) de testagem, tratamento e erradicação da AIDS até 2030.