Gestos e UniFafire se unem em projeto de orientação profissional para mulheres trans
O grupo de mulheres trans atendido pela Gestos passou a integrar um projeto do curso de psicologia do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire), através do núcleo de estudos de orientação profissional, sob o comando do professor Alexandre Nunes. O objetivo da iniciativa é entender mais de perto a realidade profissional dessas cerca de 20 mulheres trans para poder oferecer capacitações e também incentivar os sonhos e as potencialidades delas de trabalho e renda. O primeiro encontro aconteceu no dia 27 de junho na Gestos.
Participantes do projeto “Travestis também envelhecem”, uma iniciativa da Gestos, o grupo orientado pela UniFafire vai poder trazer para esses encontros suas necessidades sobre direcionamento de carreira, empreendedorismo e levantamento de habilidades, por exemplo. “Estamos ouvindo, neste primeiro momento, os relatos de histórias dessas mulheres trans no acesso a trabalho e renda, suas vivências de inclusão e exclusão, os processos escolares e de formação”, explica o psicólogo da Gestos, Glaudston Lima. A partir disso, a ideia é aprofundar esse debate com capacitações e descoberta de novas potencialidades.
Glaudston detalha que, entre as atividades, haverá uma oficina de sonhos, do ponto de vista do desenvolvimento pessoal e da valorização: “Queremos entender que estratégias podem ser construídas para que elas encontrem a realização de suas capacitações e habilidades e assim possam sonhar com o próprio desenvolvimento, o reconhecimento e a ampliação de suas potencialidades”.