No Fórum Político de Alto Nível, Gestos participa de diálogo sobre protagonismo das mulheres no desenvolvimento sustentável
Na manhã da terça-feira (11), a Gestos se reuniu com o Grupo Maior de Mulheres (Women’s Major Group), que reúne lideranças feministas de diversos lugares do mundo. Na sequência, a coordenadora geral da Gestos e co-facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil (GT Agenda 2030), Alessandra Nilo, mediou o encontro “Mulheres como Protagonistas do Desenvolvimento Sustentável”, que reuniu representantes do G7 e G20 para um diálogo entre Índia, Argentina, Brasil e União Europeia sobre o protagonismo das mulheres para o desenvolvimento sustentável. O encontro aconteceu às 10h30 (horário de brasília) no Church Center da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
O encontro teve o intuito de apresentar as posições e preocupações das organizações da sociedade civil lideradas por mulheres, a fim de construir uma perspectiva de desenvolvimento sustentável baseado na equidade de gênero e dialogar com representantes dos governos do G7 e G20.
“Uma preocupação grande do Grupo Maior de Mulheres da ONU”, comentou Alessandra Nilo, “é que todo o debate sobre a arquitetura financeira internacional não seja conduzido a partir das Nações Unidas; pois nós entendemos que este é um fórum adequado para esta discussão”.
Para Alessandra, é preciso haver alinhamento e repactuação dos governos para que, de fato, a implementação da Agenda 2030 possa avançar. “Ontem, durante a apresentação do relatório sobre a implementação da Agenda 2030, ficou muito evidente que pelo menos 30% das metas sequer começaram a avançar; isso é muito preocupante e a sociedade civil está aqui reunida em Nova York para tentar pressionar e incidir sobre esses governos para fazer com que essa agenda realmente saia do papel”.