Home > Comunicação > Notícias

Encontro promovido pela União Europeia propicia troca de experiências

Encontro promovido pela União Europeia propicia troca de experiências

Reprodução do GT Agenda 2030

 

Aconteceu em Brasília o “Encontro de troca de Experiências entre Projetos Cofinanciados pela União Europeia”. Juliana Cesar, assessora de programas institucionais da Gestos, participou apresentando o projeto “Fortalecer a participação da sociedade civil na implementação da Agenda 2030 (A2030), Agenda de Ação Addis Ababa (AAAA) e Parceria Global de Busan para uma Cooperação Efetiva, (GPEDC, da sigla em inglês) no Brasil“, financiado pela União Europeia.

A proposta do evento foi contribuir para o fortalecimento de uma agenda positiva de desenvolvimento sustentável, inclusivo, que promoveu a justiça social e foi ambientalmente responsável. O evento contou com a participação dos membros do Comitê Consultivo da Juventude para a Cooperação da União Europeia no Brasil. “Foi importante promover o diálogo e a troca de experiências entre organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos cofinanciados pela UE, discutindo boas práticas e iniciativas inovadoras. Ações como essa promoveram sinergias entre as organizações da sociedade civil participantes e seus projetos”, analisou Juliana.

O evento contou com a participação de Stefan Agne, 1° conselheiro da União Europeia, Julia Peret, integrante do Comitê Consultivo da Juventude da União Europeia e Denise Verdade, Gestora de Projetos no Brasil.

Roteiro Brasil:

A parceria estratégica entre União Europeia e Brasil, iniciada em 2007, buscou estreitar o diálogo e a cooperação com o objetivo de promover uma economia inclusiva e sustentável, a governança democrática, os direitos humanos, a igualdade de gênero e raça e os direitos dos povos indígenas.

Avançando neste processo de diálogo e dentro do marco da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a União Europeia adotou para o período 2020-2025 o Roteiro Brasil para envolvimento da UE com a sociedade civil – documento construído a partir de análises do contexto econômico, social e político do país, além de discussões e consultas com organizações da sociedade civil.

As prioridades definidas no Roteiro Brasil foram as seguintes:

  • Superar as desigualdades sociais e econômicas
  • Fortalecer a sociedade civil e promover um ambiente favorável
  • Proteger os Direitos Humanos
  • Meio ambiente e clima
  • Desenvolver uma economia sustentável.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.