Home > Comunicação > Notícias

GT Jovem da Gestos recebe oficina de produção cultural

GT Jovem da Gestos recebe oficina de produção cultural

Na última quinta-feira, o Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero recebeu uma oficina de Produção Cultural, facilitada pelo produtor Mauro Lira e pela produtora e cine educadora, Andréa Mota. O encontro aconteceu presencialmente na sede da ONG e abordou temas como noções gerais de cultura, formas de financiamento e desenvolvimento de projetos culturais.

“Apresentamos como é ser um produtor cultural, quais os desafios e os caminhos”, explica o produtor Mauro Lira, um dos facilitadores do encontro. “Esses bate papos são fundamentais. Muitas vezes você sabe que existe essa possibilidade, mas desconhece os caminhos”, continua.

Para a ativista Ana Santos, o encontro foi enriquecedor. “A cultura está em todos os locais; então a cidade é feita de cultura, esses movimentos que fazemos são feitos de cultura; eu acho que a cultura e a arte estão aí para a gente crescer como pessoas e cidadãs”, comenta. Eduarda Paraízo, que também integra o GT Jovem da Gestos, complementa ainda que “a gente mal imaginava a quantidade de coisas que existem por trás de um evento; muitas vezes a gente imagina que é só chegar lá, botar a cara e está pronto, mas tem várias etapas, editais, um grande envolvimento de pessoas e a gente acaba entendendo que não depende só de nós”.

De acordo com o ativista Filipe Praízo, a ampliação da cultura para garantir o acesso da juventude a questões como identidade e pertencimento cultural e territorial. “Você perceber que há um investimento nessas linguagens faz com que essa juventude consiga perceber o seu espaço de uma maneira mais ampla e de forma a se integrar nele; perceber que pode ir ao cinema e pode estar ali com o seu próprio filme sendo exibido é perceber que ele é um ser que é capaz de fazer coisas que vão mais além do que o seu espaço propõe muitas vezes”, diz.

“Pela receptividade que a gente teve do grupo, esperamos que venhamos a ver e presenciar projetos realizados por eles e elas muito em breve”, conclui a produtora Andréa Mota.

Temas deste texto: Cultura - GT Jovem - Oficina

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.