Home > Comunicação > Notícias

GT Ativismo Jovem da Gestos lança cartilha sobre direitos sexuais e reprodutivos

GT Ativismo Jovem da Gestos lança cartilha sobre direitos sexuais e reprodutivos

Aconteceu nesta quarta-feira (13), o lançamento da cartilha “Os direitos que ninguém te contou”, realizado durante uma Live transmitida no canal de Youtube da Gestos. O material foi produzido pelo Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da ONG, com o objetivo de abordar os Direitos Sexuais e Reprodutivos e temas como aborto, justiça reprodutiva, assédio, prevenção combinada e infecções sexualmente transmissíveis; tudo pensado a partir de uma linguagem acessível, descontraída e informativa. Esta publicação foi fruto de um projeto apoiado pela IPPF (International Planned Parenthood Federation, ou em tradução livre, Federação Internacional de Planejamento Parental).

Composto por um grupo diverso, o GT buscou adequar as informações abordadas pela cartilha à realidade de jovens que irão receber o material, respeitando as múltiplas especificidades sociais e tornando o processo mais didático. Como explicou a ativista Vitória Misma, a intenção foi abordar essas importantes temáticas “de uma maneira mais leve (que fosse mais gostosa de ler)”, visando sempre “uma linguagem que todes consigam ter acesso e entendimento”.

Seguindo o princípio da educação entre pares, a cartilha foi feita por jovens para jovens. Para Filipe Paraíso, um dos integrantes do GT Ativismo Jovem da Gestos, “fazer esse trabalho foi muito maravilhoso, pois vem de um trabalho coletivo, fruto de várias conversas e oficinas que trataram desse tema específico, que não é um tema que está aí para todo mundo”. Ana Santos (19), que também integra o GT, complementa a fala do companheiro, destacando que “nos meus poucos anos de vida, eu vi poucas coisas sobre transmissão vertical e os direitos que tenho sobre meu corpo. Essas dúvidas surgem”. 

Representando a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS durante o lançamento, o ativista Eduardo Augusto parabenizou a iniciativa, dizendo achar “super pertinente que esta cartilha esteja sendo lançada agora, diante de tudo o que tem acontecido nos últimos dias”, fazendo menção aos recentes casos de violências e violações de direitos sexuais e reprodutivos praticados contra meninas e mulheres e que pautaram o debate público nas últimas semanas. 

“A ideia da gente é que essa cartilha voe nas mãos dos/as jovens e que a gente possa debater muito sobre isso”, comentou a coordenadora de programas e projetos da Gestos, Jô Meneses. “Já que os sinais estão fechados para esse debate, nós vamos abrir esses sinais onde houver espaço para conversar sobre direitos sexuais e reprodutivos”;

Serviço

O GT Jovem está à disposição para realizar oficinas sobre direitos sexuais e reprodutivos em bairros, comunidades, ocupações, escolas, associações, etc. Para agendar essas oficinas, basta entrar em contato através do Instagram da Gestos (@gestospe), ou pelo perfil @direitodetodes, criado como parte do projeto e alimentado pelo grupo de ativistas, com o objetivo de disseminar informações da cartilha e difundir e levar o debate sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos para outros/as jovens.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.