Home > Comunicação > Posicionamento da Gestos

Nota de Pesar ao falecimento do Padre Reginaldo Veloso

Nota de Pesar ao falecimento do Padre Reginaldo Veloso

Foi com imenso pesar que a equipe da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero recebeu a notícia da morte do Padre Reginaldo Veloso, ex-pároco do Morro da Conceição e um ativista incansável contra as desigualdades sociais. Ele faleceu às 23h de ontem (19), aos 84 anos, vítima de um câncer na bexiga. Ele deixa para trás uma esposa, um filho e milhares de admiradores/as.

Adepto da Teologia da Libertação, incentivou o fortalecimento das comunidades eclesiais de base e ajudou que os/as paroquianos/as passassem a se organizar como agentes transformadores do seu meio social, atuando politicamente em prol do direito à moradia, acesso aos serviços públicos de qualidade e, acima de tudo, dignidade humana. 

Essa experiência permitiu o surgimento e fortalecimento de associações de moradores/a nos territórios próximos à Paróquia do Morro da Conceição . Seu trabalho lhe rendeu tanto o respeito e a admiração de figuras como o ex-arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Câmara; quanto a perseguição do Regime Militar – que chegou a prendê-lo por uma homenagem que fez ao padre italiano Vitor Miracapilo (acusado de subversão e expulso do Brasil pela ditadura).

Mesmo após ser destituído da Paróquia Morro da Conceição e suspenso do exercício do sacerdócio pelo ex-arcebispo dom José Cardoso Sobrinho, o Padre Reginaldo continuou trabalhando junto às comunidades e organizações da sociedade civil em defesa das pessoas mais vulnerabilizadas e nunca desistiu do sonho de um mundo mais justo  até o fim de seus dias.

Para nós, da Gestos, foi uma honra ter conhecido e partilhado da sua luta e suas ideias humanistas. Manifestamos aqui nossa imensa admiração e profundo respeito. Desejamos a seus familiares, amigos/as e companheiros/as nossos mais sinceros sentimentos. Esperamos que sua memória sirva de inspiração para os dias de hoje e para as inúmeras gerações ainda por vir. 

 

Obrigada por tudo, Padre Reginaldo. Descanse em paz!

Temas deste texto: Nota de Pesar

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.