Home > Comunicação > Notícias

Grupo de Ativismo Jovem promove oficina sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos e lançamento de cartilha no próximo sábado, em Olinda

Grupo de Ativismo Jovem promove oficina sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos e lançamento de cartilha no próximo sábado, em Olinda

Ação acontece no evento Meu Bairro Tem Axé, que reúne juventudes de terreiro e movimentos sociais, na Cidade Tabajara, em Olinda

Após quase dois anos de atividades online, o Grupo de Ativismo Jovem da Gestos volta às ruas para falar sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos. A ação integra a programação do evento Meu Bairro Tem Axé, que será realizado no dia 4 de junho, na Cidade Tabajara, em Olinda. Na ocasião, os/as jovens vão realizar uma oficina sobre a temática e lançar a cartilha ‘Os Direitos que Ninguém te Contou’. A publicação é fruto de um projeto apoiado pela IPPF (International Planned Parenthood Federation).

As ações são resultado de um processo de formação em Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos realizado pela Gestos, onde os/as 12 jovens compreendem conceitos e assuntos que permeiam o tema, como direitos reprodutivos (incluindo, direito ao aborto e métodos contraceptivos), direitos sexuais e saúde sexual (como assédio sexual, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, incluindo o HIV) . A metodologia foi construída de forma a valorizar a vivência de cada participante, levando em consideração um aprendizado horizontal baseado em trocas.
Complementando a oficina, a cartilha Os Direitos que Ninguém te Contou, também produzida pelo grupo, traz à tona as questões citadas a partir de uma linguagem jovem e livre de preconceitos e estigma. No evento, serão distribuídos 200 exemplares da cartilha, preservativos internos e externos e gel lubrificante.

Para Josineide Meneses, coordenadora do projeto, o encontro é uma grande oportunidade de reunir uma juventude que está enfrentando o racismo e promovendo cultura nos terreiros. “A Gestos tem o Espaço Saúde e Sexualidade desde 2017. E este evento é parte do nosso compromisso de estar cada vez mais próximas às juventudes, falando e ouvindo a esses e essas jovens sobre os Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. E a troca é fundamental porque todos esses temas são perpassados por questões de raça, gênero e orientação sexual”, pontua.

 

Serviço

Oficina sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos + Lançamento da cartilha Os Direitos que Ninguém Te Contou

Local: Evento Meu bairro tem axé | Rua Iracema, 28 – Tabajara, Olinda
Data: 4 de junho (sábado)
Horário: 14h
Pix solidário: 99629.1585 – Natasha Cristina Santiago de Oliveira

 

Espaço Saúde e Sexualidade da Gestos 

Local: Rua dos Médicis, 68

Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Telefone: (81) 3421-7670


Sobre o evento
A Gestos vai parceirizar com o programa No Meu Bairro tem Axé, uma articulação dos povos de terreiro e movimentos sociais para promover ações culturais sob a perspectiva da saúde da população negra. A primeira edição foi realizada no bairro Cidade Tabajara, em Olinda, no dia 27 de novembro de 2021, em alusão ao mês da Consciência Negra.

Sobre o Espaço Saúde
O Espaço Saúde da Gestos é um serviço especializado no apoio de jovens e adolescentes no campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos (DSR), discutindo assuntos relativos a estes temas e também em ações nas comunidades, em escolas, unidades de saúde e universidades. Entre as iniciativas realizadas pelo GT Jovem, estão: série de lives no Instagram, temporada de podcast, visitas à unidades de saúde e escolas e também participação em webinários.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.