Home > Comunicação > Notícias

No Dia Mundial de Combate à AIDS, Gestos constrói agenda intensa de ações conjuntas e lançamento de Podcast especial

No Dia Mundial de Combate à AIDS, Gestos constrói agenda intensa de ações conjuntas e lançamento de Podcast especial

“Pôr fim às desigualdades, à AIDS e às pandemias”. Este é o lema do UNAIDS para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2021, que acontece anualmente em 1º de dezembro. Para marcar a data e estimular o debate público em torno do tema, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero realizará, ao longo do mês, ações de testagem, debates públicos, manifestações online e lançamento de um Podcast especial. As ações e materiais de comunicação desenvolvidos farão alusão aos 40 anos do surgimento do HIV e da epidemia de AIDS. 

Graças aos esforços da sociedade civil organizada, foi possível construir respostas integrais à pandemia no Brasil. Contudo, o último Boletim Epidemiológico HIV/Aids, publicado anualmente pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, revelou que entre 2007 e 2020, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) um total de 342.459 novos casos de infecção pelo HIV no Brasil (30.943 só na região Nordeste). 

Segundo o Relatório Global do UNAIDS 2021: Enfrentando Desigualdades – Aprendizados dos 40 anos de AIDS para respostas a pandemias, há uma presença marcante de fatores agravantes e interseccionais nos riscos de contágio por grupos sociais e relações de gênero, sexualidade e classe, evidenciando a disparidade brutal entre o grau de infecção de pessoas brancas e o de pessoas pretas e pardas (4 vezes maior).

Para marcar os impactos sociais e políticos que essa pandemia ainda carrega sobre tantas vidas, a Articulação Aids PE irá instalar uma placa no Pátio de Santa Cruz (no bairro da Boa Vista, centro do Recife), às 9h da quarta-feira (1º de dezembro), em homenagem e em memória às vítimas da Aids ao longo de 40 anos. A ação marcará o início da programação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS na capital pernambucana.

A partir das 11h da manhã, haverá uma Reunião Pública na Câmara dos Vereadores do Recife, por requerimento do vereador Ivan Moraes (PSOL), para discutir o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 370/2021, que institui o Passe Livre no transporte coletivo para pessoas de baixa renda vivendo com HIV/AIDS. O encontro segue até às 13h. Em paralelo, a equipe da Gestos também participa de debates e palestras para o setor privado, academia e agências de comunicação especializadas.

Uma ação de testagem também será realizada pela Gestos e pelo Grupo AdoleScER na comunidade Santa Luzia (no bairro da Torre), marcando o segundo dia do Plantão da Prevenção – uma ação anual que havia sido interrompida em 2020 devido à emergência sanitária da Covid-19. Com uma programação itinerante – iniciada em 29 de novembro na comunidade Caranguejo Tabaiares – a atividade oferece testagens gratuitas e humanizadas nas periferias da cidade, levando informações qualificadas sobre saúde sexual e reprodutiva para jovens e adolescentes.

Às 15h, um tuitaço encerrará a extensa programação do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Outras ações ainda estão previstas para a primeira e segunda semana do Dezembro Vermelho (mês dedicado à luta contra a AIDS); entre elas, o Plantão da Prevenção, que segue até o dia 6 de dezembro com testagens nos bairros Santo Amaro (3) e Roda de Fogo (6). 

Já o podcast Gestos no Mundo, que conta com a participação de Alessandra Nilo e Cláudia Velasquez (diretora e representante do UNAIDS no Brasil), será lançado no dia 6 de dezembro. O especial busca contar, de maneira didática e propositiva, a história do HIV/AIDS e as profundas relações que essa e outras pandemias mantêm com as desigualdades sociais no mundo. 

Programação completa:

 

29 de novembro

🔸 14h às 16h30 – Plantão da Prevenção (Gestos e ONG Adolescer)

Local: Rua Campos Tabaiares, nº 88 – Caranguejo Tabaiares

 

30 de novembro

🔸 14h30 –  Seminário de lançamento do projeto Diálogos Fast-Track Cities: avanços, desafios e entraves nas respostas ao HIV em 15 cidades brasileiras’

Realização: UNAIDS e DCCI | Apoio: Gestos 

Evento exclusivo para Organizações da Sociedade Civil.

 

1 de dezembro

🔸 9h – Ação da Articulação Aids PE: Instalação da placa memorial em alusão aos 40 anos da AIDS no mundo

Local: Pátio de Santa Cruz (Boa Vista, Recife)

 

🔸 11h às 13h – Reunião Pública para discutir o Passe Livre no Transporte Público para pessoas de baixa renda vivendo com HIV/AIDS

Local: Plenarinho da Câmara dos Vereadores do Recife

Transmissão ao vivo: TV Web CM Recife (no Youtube) e Portal Institucional da Câmara dos Vereadores.

 

🔸 11h – Palestra sobre Estigma e Preconceito (setor privado)

Palestrante: Jair Brandão (Assessor de Projetos e representante da Gestos no Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de PE e no Fórum LGBT de Pernambuco)

Evento exclusivo para funcionários/as da TPF Engenharia

 

🔸 14h30 – Debate – Ativismo no Brasil fundamental na construção da resposta brasileira

Participação: Rodrigo Pinheiro (Fórum Ongs Aids de SP); Javier Angonoa  (consultor independente com trabalhos para Unaids/Unicef, GAPA Bahia); e Alessandra Nilo (Coordenadora Geral da Gestos e Co-facilitadora do GT Agenda 2030).

Transmissão: Agências de Notícias da Aids (Youtube)

 

🔸 14h às 16h30 – Plantão da Prevenção 

Local: Rua Barra do Riachão, nº 14 – Santa Luzia

 

🔸 15h às 16h – Tuitaço #DiaMundialdaAIDS

Canal: @gestospe 

 

3 de dezembro

🔸 14h às 16h30 – Plantão da Prevenção (Gestos e ONG Adolescer)

Local: Rua Mário Albuquerque Cavalcante, S/N – Santo Amaro

 

🔸 14h – Palestra Prevenção e Dezembro Vermelho (UFRPE)

Palestrantes: Josineide de Meneses (Coordenadora de Projetos da Gestos), José Candido (coordenador da Articulação Aids e Representante Estadual da RNP+ PE) e José Manoel Ângelo (enfermeiro do Centro de Atenção Psicossocial/CAPS)

Transmissão: Ao vivo pelo canal de Youtube da UFRPE

Evento aberto ao público

 

🔸Lançamento do Podcast Gestos no Mundo

Disponível em: Youtube e Spotify

 

6 de dezembro

🔸 14h às 16h30 – Plantão da Prevenção (Gestos e ONG Adolescer)

Local: Rua Búzios, nº 30 – Roda de Fogo

 

🔸 14h30 – Seminário do projeto Fast-Track Cities e Declaração de Paris sobre a Região Sudeste 

Evento exclusivo para Organizações da Sociedade Civil. 

 

7 de dezembro

🔸 9h às 12h – Conferência em Comemoração ao Dia Mundial de Enfrentamento à AIDS, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde 

Participação de Jair Brandão, assessor de projetos da ONG Gestos e Conselheiro Estadual de Saúde de PE.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.