Home > Comunicação > Notícias

Plantão da Prevenção realiza testagens e formações no Dezembro Vermelho

Plantão da Prevenção realiza testagens e formações no Dezembro Vermelho

Após hiato de um ano, Adolescer e Gestos retomam Plantão da Prevenção nas comunidades do Recife

 

O fim de ano já está chegando e, com ele, chega também o Dezembro Vermelho, mês internacional de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Por isso, a ONG Adolescer, em parceria com a Gestos, irá desenvolver o Plantão da Prevenção, realizando testagens gratuitas nas comunidades da cidade do Recife, entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro. Os atendimentos serão feitos de forma humanizada e serão uma oportunidade para dialogar com a população e tirar suas dúvidas sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e o vírus HIV.

O Plantão da Prevenção é uma ação realizada anualmente desde 2014 pela Adolescer em conjunto com a Gestos e que foi interrompida no último ano, devido à pandemia de Covid-19. Além das testagens, são oferecidas atividades e formações com jovens e adolescentes nas escolas e comunidades.

“Há a necessidade de oferta desses serviços de saúde nas comunidades, sobretudo em um momento em que sabemos que existe uma paralização dessas atividades na rede de saúde, devido ao enfrentamento da pandemia Covid-19; apesar de serem considerados como serviços essenciais e que, por isso, não deveriam ter passado por essa dificuldade”, diz a enfermeira da Gestos, Nise Santos.

Esta é uma ação voltada a levar para jovens e adolescentes informações qualificadas sobre sexualidade e saúde reprodutiva como parte de seus direitos sexuais e reprodutivos. “Informação qualificada e formação coletiva sobre saúde sexual e reprodutiva pode garantir autonomia e capacidade para a juventude realizar suas escolhas”, considera Nise; para ela, “falar desse tema a partir dos direitos sexuais e reprodutivos é importante para combater as falsas ideias que o fundamentalismo tem divulgado e que não garantem autonomia, mas repressão sexual sem prevenção”.

 

Conheça a Agenda:

 

29 de novembro

Comunidade: Caranguejo Tabaiares

Endereço: Rua Campos Tabaiares, nº 88

Horário: 14h às 16h30

 

1 de dezembro

Comunidade: Santa Luzia

Endereço: Rua Barra do Riachão, nº 14

Horáiro: 14h às 16h30

 

3 de dezembro

Comunidade: Santo Amaro

Endereço: Rua Mário Albuquerque Cavalcante, S/N

Horário: 14h às 16h30

 

6 de dezembro

Comunidade: Roda de fogo

Endereço: Rua Búzios, nº 30

Horário: 14h às 16h30

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.