Home > Comunicação > Notícias

Conheça o Viva Melhor Sabendo Jovem, uma iniciativa da Gestos, em parceria da UNICEF e da Prefeitura do Recife

Conheça o Viva Melhor Sabendo Jovem, uma iniciativa da Gestos, em parceria da UNICEF e da Prefeitura do Recife

Projeto reúne diversas ações de formação social e tem fundamentado parte das ações em comunicação desenvolvidas pela ONG

 

Nas últimas décadas, o Brasil foi considerado internacionalmente como um país que conseguiu construir uma resposta integral ao HIV/AIDS; em grande parte, graças aos esforços e às contribuições da sociedade civil. Contudo, esse cenário tem se alterado, tornando perceptível que informações relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos, ou mesmo sobre estigma e preconceito, não chegam de maneira eficiente à população mais jovem.

Essa realidade pode ser observada a partir da análise do último Boletim Epidemiológico HIV/Aids, publicado anualmente pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde. O levantamento revela que, entre 2009 e 2019, houve um crescimento de 64,9% na detecção de casos de Aids em jovens de 15 a 19 anos e de 74,8% entre pessoas de 20 a 24 anos. 

Daí a importância dos espaços de saúde amigáveis e inclusivos, adequados para atender este público de forma acolhedora e confidencial. Por isso, a Gestos criou o Espaço Saúde e Sexualidade para Jovens e Adolescentes, que funciona desde 2017 e, em 2020, passou a atuar também em parceria com a Unicef e a Prefeitura do Recife para ampliar a testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), via o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Recife (VMSJ).

Voltado para jovens e adolescentes entre 15 a 29 anos em maior estado de vulnerabilidade social, o VMSJ é fruto da parceria firmada em 2019 entre as três instituições, com a Gestos liderando o processo de implementação. O projeto promoveu ações de prevenção e diagnóstico do HIV e outras ISTs, através do incentivo à testagem e da oportunidade de diálogos entre pares, tomando como ponto de partida iniciativas de comunicação e a realização de testes com acolhimento e orientações necessárias, sempre visando o desenvolvimento de ações para o autocuidado. 

Mesmo atravessado pelos desafios da pandemia de Covid-19, o II Viva Melhor Sabendo Jovem (implementado entre 2020 e 2021) continuou a levar informação adequada às juventudes, considerando sempre as dimensões de pobreza multidimensional, que compreendem: raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual e questões próprias aos  territórios onde vivem. Ao todo, foram realizados 317 testagens como parte do projeto; dessas, 215 foram autotestes disponibilizados via Delivery, através de 215 orientações feitas pela hotline da Gestos – uma linha direta (pensada em função do momento de emergência sanitária que o Brasil e o mundo enfrentavam) para que os jovens pudessem acessar informações diversas, inclusive sobre teste e autoteste. 

Além disso, o projeto também realizou 29 reuniões de formação sobre os temas presentes na “mandala da prevenção combinada”, contribuindo para o diálogo virtual com outros jovens nas seis lives promovidas pelo VMSJ sobre prevenção combinada no contexto da pandemia. Outros seis vídeos educativos e três webinários sobre testagem e prevenção também foram produzidos. Todos os eventos foram desenvolvidos pelos jovens e divulgados em 12 cards para Facebook e Instagram. 

O relatório do II Viva Melhor Sabendo Jovem já está disponível e você conferi-lo aqui. Conheça os detalhes do projeto e nos ajude a levar mais informações a quem precisa.

 

Serviços da Gestos:

 

Hotline: um canal de atendimento online especializado e 100% confidencial, criado para levar informação segura a todes que o procurarem. Para acessá-lo basta entrar em contato por Whatsapp, por chamada telefônica ou de vídeo, através do número 81 9 9902-0064.

Espaço Saúde e Sexualidade para Jovens e Adolescentes: Este é um serviço de atendimento humanizado e também de testagem para o HIV e outras ISTs voltado para a população jovem. O agendamento pode ser feito (com inteira confidencialidade) pelo telefone (81) 3421-7670, ou através da Hotline da Gestos.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.