Home > Comunicação > Posicionamento da Gestos

Nota de repúdio às Fake News de Jair Bolsonaro

Nota de repúdio às Fake News de Jair Bolsonaro

A Gestos vem, por meio desta nota, tornar pública sua indignação com a difusão de mais uma inverdade por aquele que deveria estar preocupado em salvar vidas. Infelizmente, já tornou-se corriqueiro que o presidente use das suas redes e canais de comunicação para difundir notícias que negam a ciência, que incentivam preconceito, estigma e ódio, prática comum de quem não tem competência para governar. 

 

A última das tantas Fake News divulgadas por Jair Bolsonaro foi dita em sua habitual e grotesca live de quinta-feira, onde o presidente alegou (sem qualquer fundamentação científica) que “uma comparação de relatórios oficiais do governo sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida [Aids] muito mais rápido do que o previsto”.

 

Como fonte de tal desinformação, ele apresentou um documento inverídico publicado no site Beforeitsnews – agência de notícias que sistematicamente promove desinformação e fake news, além de trabalhar intensamente em campanhas negacionistas e antivacinas.

 

Obviamente, é completamente irreal que vacinas transmitam o vírus HIV, ou façam com que pessoas vacinadas desenvolvam Aids. Contudo, consideramos ainda mais estarrecedor que a insanidade do governo nos obrigue a reafirmar o óbvio e julgamos revoltante que uma mentira como essa tenha sido pronunciada pela maior autoridade legal da nação. Sobretudo em um país onde a Covid-19 ceifou a vida de mais de 605 mil pessoas por conta das posturas e políticas genocidas de Jair Bolsonaro. 

 

As alegações do presidente não são apenas irresponsáveis por estimular o caos, pânico e fazer circular mentiras sobre os imunizantes, como também são violentas por estigmatizar pessoas vivendo com HIV/AIDS – colocando essas pessoas em uma posição de marginalidade. 

 

A cruzada do presidente contra as vacinas teve um alto custo para toda a população brasileira, que perdeu entes queridos e viu suas perspectivas de vida se esvaírem na volta do Brasil ao mapa da fome. Curiosamente, a Live em que as barbaridades ditas pelo presidente foi ao ar aconteceu no mesmo dia em que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid fez a leitura do relatório que enquadrava o presidente em 11 acusações, entre elas crime contra a humanidade e genocídio.

 

Ainda assim, nos cabe mais uma vez ter de reafirmar a realidade material do mundo: vacinas salvam vidas, nenhuma vacina transmite vírus ou doenças. 

Temas deste texto: AIDS - Covid-19 - Fake News - Vacinas

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.