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Campanhas da Gestos serão veiculadas pela EPC

Campanhas da Gestos serão veiculadas pela EPC

O mês de setembro promete! Após a realização do lançamento da terceira campanha  desenvolvida pela Gestos este ano, que abordará o tema do estigma social e preconceito enfrentado pelas pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) – marcado para às 11h do dia 31; esta e as duas campanhas anteriores irão extrapolar o espaço das redes sociais e passarão a ser veiculadas pela Empresa Pernambuco de Comunicação S/A (EPC), com circulação em todo o estado. 

A cooperação firmada pela EPC atende a um dos principais parâmetros da Gestos que tem sempre buscado estabelecer parcerias com veículos de comunicação a fim de promover e multiplicar informações confiáveis e seguras sobre HIV/AIDS, ao mesmo tempo em que valoriza as PVHAs e busca a garantia de seus direitos. 

Nós agradecemos esse apoio da rede pública estadual de televisão, as três campanhas (sobre prevenção combinada; sobre adesão ao tratamento e sobre o estigma/preconceito, respectivamente) serão transmitidas durante todo o mês de setembro, podendo ser assistidas em todo o território pernambucano – através dos canais 46.1 (na Região Metropolitana do Recife), no canal 12.1 (no agreste) e 13.1 (no sertão). 

Esta é uma iniciativa de responsabilidade social em benefício da população. A Gestos enfatiza que está sempre aberta a estabelecer novas parcerias com veículos de comunicação que respeitem os direitos humanos; é com essa finalidade que mantemos um canal de diálogo, que pode ser acessado por instituições e organizações através do email [email protected]

 

Conheça nossas campanhas

Financiadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e executadas pela Agência Bistrô, as campanhas foram dirigidas pelo documentarista pernambucano Marcelo Luna. Todas estão interligadas pelo mesmo conceito: a conjugação dos verbos “proteger”, “tratar” e “respeitar”; cada verbo, marca uma nova campanha, todas conectadas pelo slogan: “A Gestos orienta, o SUS garante”, demonstrando nosso papel complementar e valorizando o sistema único como estrutura garantidora do direito à saúde pública.  

A primeira campanha, lançada em 12 de junho, aproveitou o Dia dos Namorados para enfatizar que o cuidado (consigo e com o/a parceiro/a) é um gesto de amor e de prazer sexual. Abordando o tema da Prevenção Combinada, a campanha buscou estimular o autocuidado como fator central para o fortalecimento da saúde, informando sobre o que é e quais são os meios de prevenção combinada e como acessá-los. 

Apesar da prevenção ser inegavelmente o melhor caminho para evitar o vírus HIV, a segunda campanha vem trazer uma mensagem de esperança diante de um teste positivo, estimulando a adesão ao tratamento a partir de informações sobre sua eficiência e baixa toxicidade (graças aos avanços da ciência). Aqui, procuramos compartilhar que, apesar de incurável, é perfeitamente possível que PVHAs tenham qualidade de vida quanto mais cedo comecem o tratamento, podendo, inclusive, reduzir a quantidade de HIV no organismo, tornando o vírus indetectável ou até intransmissível. Esta segunda campanha traz o rosto e o protagonismo de pessoas reais vivendo com HIV, profissionais de saúde e parceiros/as da Gestos.

Finalmente, a terceira campanha, focada em direitos sociais e na luta contra o estigma e o preconceito, busca referência em grandes personagens da história da humanidade (como Martin Luther King e Nelson Mandela), trazendo a noção de que as ideias revolucionárias falam de respeito, diversidade, sabedoria, liberdade, dignidade e amor. A campanha evidencia a necessidade de ações afirmativas de garantia de direitos para as pessoas vivendo com HIV. Enquanto o vírus se combate com prevenção e tratamento, o ódio deve ser combatido com atitude e lei.

Todas as campanhas seguem à risca as diretrizes da lista de recomendações do II Comunicaids que serão enviadas ao Ministério da saúde no dia 31 deste mês.

Temas deste texto: AIDS - Campanhas - Comunicação - HIV - HIV/AIDS

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