Home > Comunicação > Notícias

Gestos participa da Cúpula de Alto Nível sobre Acesso Universal à Saúde na ONU

Gestos participa da Cúpula de Alto Nível sobre Acesso Universal à Saúde na ONU

Alessandra Nilo, coordenadora-geral da Gestos, participa nesta segunda-feira (23/09) da Cúpula de Alto Nível sobre Acesso Universal à Saúde. O tema da Declaração Política da reunião de Alto Nível da ONU é “Universal health coverage: moving together to build a healthier world” (“Cobertura universal de saúde: movendo-se juntos para construir um mundo mais saudável”)

Entre os desafios desta reunião está o de integrar a perspectiva de gênero nos sistemas de saúde, desde o planejamento, passando pela implementação e pelo monitoramento das políticas de saúde. A meta é considerar as necessidades específicas das mulheres e meninas para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres nas políticas e nos sistemas de saúde.

O debate está incluído no contexto do acesso universal à saúde, previsto na Agenda 2030. O objetivo é dar acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, às ações para planejamento familiar e às ações de informação e educativas – integrando a saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais. O intuito é garantir o acesso universal aos direitos sexuais e reprodutivos de acordo com o Programa de Ação definido na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento e a Plataforma de Ação de Pequim.

O Brasil adotou o modelo de cobertura universal de saúde desde a Constituição Federal de 1988 – quando foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). Antes da determinação prevista na Carta Magna de que “a saúde é um direito de todos e um dever do Estado”, tinham acesso ao sistema de saúde apenas trabalhadores e trabalhadoras que possuíam carteira de trabalho assinada.

A 74ª Assembleia Geral da ONU

A Gestos é uma das cinco organizações da sociedade civil organizada escolhidas para participar da 74ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, entre mais de 450 entidades do mundo credenciadas. A ONG está entre as cinco organizações que representarão o Grupo Principal de ONGs da ONU no evento. Durante toda a semana, cinco cúpulas das Nações Unidas serão realizadas em Nova York para discutir questões como a crise no clima, o acesso universal à saúde e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.