Home > Comunicação > Notícias

Evento do Fim de Semana de Ação pelos ODS discutirá implicações das reformas financeiras nas políticas de gênero

Evento do Fim de Semana de Ação pelos ODS discutirá implicações das reformas financeiras nas políticas de gênero

Como parte da programação do Fim de Semana de Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Organização das Nações Unidas (ONU) irá sediar um evento para discutir as implicações das reformas financeiras nas políticas de gênero.  Co-organizado pela Gestos, que representa a América Latina e Caribe junto ao Women’s Major Group (WMG), o encontro vai acontecer no sábado (16), às 12h (horário de Brasília), na sede das Nações Unidas em Nova York e será transmitido ao vivo pela UN TV.

A Cúpula dos ODS, que acontece entre os dias 18 e 19 de setembro, marcará o ponto médio da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para maximizar o impacto da Cúpula, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, convocou um Fim de Semana de Ação pelos ODS, marcado para os dias 16 e 17 de setembro, na sede das Nações Unidas em Nova York.

A programação será dividida em dois dias, sendo o primeiro dedicado a discutir temas para a mobilização dos ODS e o segundo para tratar da sua aceleração – se concentrando em 12 Iniciativas de Alto Impacto nas quais o sistema de desenvolvimento da ONU está se mobilizando antes da Cúpula dos ODS.

O evento “Em direção a uma economia transformadora centrada nos direitos das mulheres, incluindo uma nova arquitetura financeira internacional”, será organizado pelo Women’s Major Group, com o apoio da ONU Mulheres, e co-facilitado pela Gestos.

O encontro terá a participação de um grupo diversificado e interseccional de líderes e especialistas, incluindo organizações feministas e defensoras de direitos, Estados-Membros e outros/as Stakeholders.

O objetivo é discutir as implicações de gênero da arquitetura financeira atual e debater como as reformas propostas pela sociedade civil organizada podem ser projetadas e expandidas para acelerar o progresso em direção ao ODS 5 (Igualdade de Gênero).

Esta é uma oportunidade importante para que Stakeholders e tomadores/as de decisão de todo o mundo se reúnam e trabalhem juntos/as para promover uma economia transformadora, que coloque as pessoas no centro das respostas e seja garantidora de direitos para meninas e mulheres.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.