Home > Comunicação > Notícias

Projeto Diversidade na Cozinha oferece curso gratuito para pessoas LGBTI

Projeto Diversidade na Cozinha oferece curso gratuito para pessoas LGBTI

A Gestos, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), realiza o projeto Diversidade na Cozinha. Iniciativa que compreende um curso de noções básicas para a função de auxiliar de cozinha e oficina sobre direitos da população LGBTI+, preferencialmente para pessoas transexuais e travestis. O projeto vai selecionar 20 pessoas para participar do curso gratuito.

A consultoria gastronômica é do Bistrot La Comédie, de Claudio Manoel e Flávia Mindelo, e as aulas serão ministradas por chefs de reconhecido talento: César Santos (Oficina do Sabor), Carmen Virgínia (Altar), Yuri Machado (Cá-Já), entre outros. O projeto está sendo viabilizado com recursos de multas por violação de direitos trabalhistas aplicadas pelo MPT-PE.

“Atualmente, a discriminação em relação às pessoas LGBT+ é algo que impacta bastante nas suas vidas e nas relações pessoais, sendo também um obstáculo para entrar no mercado de trabalho. Especialmente para as pessoas transexuais e travestis, o preconceito e a violência acabam impedindo o avanço na vida acadêmica, restringem as oportunidades de emprego e as possibilidades de existir, que é um direito de todo ser humano”, detalha Juliana Cesar, assessora de Programas da Gestos.

A média de vida de uma pessoa trans no Brasil é 35 anos. Entre 2008 e 2016, foram assassinadas 938 pessoas trans no país. Este número é superior aos crimes dessa natureza ocorridos na Europa, Ásia, África, Oceania e América do Norte, somados. O Diversidade na Cozinha pode ajudar a mudar esta realidade, oferecendo uma oportunidade para os/as participantes da iniciativa.

Sobre o curso

Serão selecionadas 20 pessoas LGBTI, com prioridade para a população trans e travesti. A carga horária total das aulas será de 91h, sendo três horas dedicadas à orientação sobre a iniciativa e questões administrativas, 80 horas dedicadas ao curso de auxiliar de cozinha e 8 horas à oficina de direitos da população LGBTI. As inscrições são restritas a pessoas que residam no Recife e na Região Metropolitana.

As atividades acontecerão no Recife e terão início no dia 5 de fevereiro de 2019, quando haverá uma reunião de esclarecimento às pessoas participantes. A oficina de direitos da população LGBTI será realizada nos dias 6 e 7, das 14h às 18h. A participação em tempo integral nesta oficina é pré-requisito para iniciar a formação. O curso é totalmente gratuito e será ministrado no período de 13 de fevereiro a 4 de abril no turno da tarde, das 14 às 18h, com três aulas por semana (terças, quartas e quintas-feiras).

Um evento aberto ao público será realizado para marcar o encerramento da empreitada, ocasião em que os (as) participantes colocarão em prática o conteúdo abordado.

Para participar

Tem que ter 18 anos completos até o dia estipulado para a divulgação do resultado final; disponibilidade para realizar todas as atividades propostas e saber ler e escrever.

As inscrições

As inscrições deverão ser realizadas de 12 de dezembro a 21 de dezembro de 2018. Não serão aceitas candidaturas fora deste prazo. A ficha de inscrição disponível no link: https://goo.gl/forms/sWvGCW4kuBHPmIzr2

 

EDITAL – Projeto Diversidade na Cozinha

Mais informações:

Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero
Rua dos Médicis, 68, Boa Vista
Fone: (81) 3421-7670
Email: [email protected]

Temas deste texto: Diversidade - Trans - Travestis

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.