Home > Comunicação > Notícias

Gestos recebe homenagem na Câmara de Vereadores do Recife

Gestos recebe homenagem na Câmara de Vereadores do Recife

Nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero será homenageada com uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores do Recife (Rua Princesa Isabel, 419, Boa Vista) – em comemoração aos 25 anos de atuação na defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids, dos direitos sexuais e reprodutivos, de sociedades mais justas e sem preconceitos. A proposta de homenagem foi feita pelo vereador Ivan Moraes Filho (PSol) e aceita pela Casa José Mariano. A solenidade começará às 9h.

Fundada em 1993, a Gestos construiu uma história que alia ações para a prevenção do HIV e outras ISTs, oferta de serviços especializados gratuitos para pessoas que vivem com HIV/Aids (atendimento psicoterapêutico individual e em grupo, acompanhamento social e jurídico) e também atividades direcionadas para populações vulneráveis ao HIV em comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do Recife.

Entidade filantrópica, a Gestos é pioneira no debate sobre a relação entre a violência de gênero e a Aids, liderando desde 2007 a campanha “Mulheres não esperam mais – acabemos com a Aids e com a violência contra as mulheres”. Também monitora, no campo internacional, as agendas das Nações Unidas desde 2001 e desenvolve projetos de fortalecimento da sociedade civil para o seguimento das políticas internacionais em mais de 20 países.

A participação inclui a representação nas delegações brasileiras na ONU sobre Aids, na Comissão sobre Situação da Mulher (CSW), na Comissão de População e Desenvolvimento e na Força Tarefa para o Cairo+20 – com o objetivo de atuar junto a governos, sociedade civil e agências da ONU para garantir que a agenda de Direitos Sexuais e Reprodutivos esteja entre as prioridades das políticas internacionais. Entre os esforços da ONG estão o de melhorar e aumentar a influência das mulheres em processos de decisão em nível local, nacional e internacional.

Em 2017, a Gestos foi aceita como entidade com status consultivo no Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU). O conselho é o principal órgão coordenador das atividades econômicas, sociais e conexas dos 14 organismos especializados das Nações Unidas, das suas comissões técnicas e das suas cinco comissões regionais, sendo o principal fórum para a discussão de questões econômicas e sociais e para a elaboração de recomendações práticas sobre essas questões dirigidas aos Estados-Membros e ao Sistema ONU.

Com esse status, a ONG junta-se a outras entidades que têm a oportunidade de expressar suas opiniões e influenciar o trabalho do ECOSOC, podendo participar de conferências e outros eventos internacionais, fazer declarações escritas e orais nesses eventos, organizar eventos paralelos, entrar nas instalações das Nações Unidas, beneficiar-se de oportunidades para construir redes e participar em grupos de pressão.

No Brasil, a Gestos é uma das organizações da sociedade civil que coordena e monitora o Grupo de Trabalho da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas por 193 países signatários do Fórum Político de Alto Nível da ONU até o ano de 2030. Entre as áreas monitoradas estão saúde, educação e seguridade social, acompanhando no Brasil questões como desemprego, trabalho indigno, retrocessos nos campos da segurança alimentar, justiça social e ambiental e desmantelamento de conquistas básicas nos campos dos direitos humanos, inclusive dos direitos sexuais e reprodutivos.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.