Home > Comunicação > Notícias

5ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans terá conscientização e homenagens no Recife

5ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans terá conscientização e homenagens no Recife

Nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data marca o início das atividades da 5ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans – que contará com diversas atividades entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018. A programação é organizada pela Articulação e Movimento de Travestis e Transexuais de Pernambuco (AMOTRANS) e conta com o apoio da ANTRA (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), AHTM (Associação de Homens Trans e Transmasculinidades) e de outras entidades, incluindo a Gestos.

O Brasil lidera os crimes contra mulheres transexuais e homens trans no mundo. Segundo dados da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), apenas em 2017 foram registrados 179 homicídios de pessoas trans no Brasil, o que representa 45% dos assassinatos de pessoas LGBTs (https://www.facebook.com/antrabrasil/). As principais questões enfrentadas por esta população ainda estão concentradas na dificuldade de acesso à cidadania, à saúde e ao emprego formal.

A abertura da 5ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans acontecerá no dia 28 de janeiro, no Teatro Barreto Júnior (Bairro do Pina, Zona Sul do Recife), a partir das 18h. Na ocasião será apresentado o espetáculo com performances “Programa César Alencar entre Vedetes”.

Já no dia no Dia 29, a partir das 17h, na Torre Malakoff (Praça do Arsenal, Recife Antigo), será entregue o Troféu Monique Rodrigues, concedido a pessoas que atuam na defesa dos Direitos Humanos da população trans. A cerimônia faz parte da programação do “Ato Nacional de Visibilidade Trans”.

Este ano, entre as pessoas que serão homenageadas está a coordenadora-geral da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, Alessandra Nilo. Com um histórico de atuação na defesa dos direitos humanos, Alessandra é uma das fundadoras da Gestos e vem militando em diversas causas de promoção da igualdade social, econômica e de gênero em agendas nacionais e internacionais há pelo menos 25 anos.

Esta será a quarta vez que um(a) profissional da Gestos é homenageado(a) com este reconhecimento. Em 2018, além de Alessandra Nilo, também receberão o Prêmio Monique Rodrigues as seguintes pessoas e instituições: Fundo Brasil de Direitos Humanos; Bethania Ávila; Elizabete Goldinho; Fabianna Melo; Stephane Fechine Silva; Ailton Moura; Wladimir Reis; Juliana Costa; Gisele Belo; e Ozeias Figueiredo, totalizando 11 (onze) homenageados.

Criado há 10 anos, o troféu é concedido pela AMOTRANS-PE para pessoas e organizações que se destacam na luta pelas pessoas travestis e transexuais. Monique Rodrigues foi secretária-executiva e fundadora da AMOTRANS-PE e morreu em 2008.

Roda de Diálogo e participação da Gestos na Semana Nordestina da Visibilidade Trans

A Gestos contribuirá com a programação da 5ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans com algumas atividades. No dia 28 de janeiro, às 18h, a Gestos entregará preservativos da marca DKT na Abertura da 5ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans, no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife.

No dia 29, a Gestos também distribuirá preservativos da marca DKT na Torre Malakoff (Bairro do Recife), onde acontecerá a entrega do Troféu Monique Rodrigues, a partir das 17h.

Já no dia 31 de janeiro, das 14h às 17h30, a Gestos promoverá em sua sede (Rua dos Médicis, 68, Boa Vista), uma Roda de Diálogos com o tema “De vítima a Protagonista”, com o objetivo de promover a troca de experiências sobre a vivência das travestis, mulheres transexuais e homens
transexuais e dar visibilidade ao processo de empoderamento no enfrentamento da transfobia e na
construção de políticas públicas.

Entre os debatedores estarão pessoas que fazem parte das diversas entidades que lutam pelos direitos das pessoas travestis e transexuais, incluindo o Grupo de Ativismo LGBTTI da Gestos. Criado em 2017, o grupo vem atuando de forma intensa na defesa dos direitos da população LGBTTI.

A Roda de Diálogos e as ações da Gestos durante a 5ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans contam com o apoio da AMOTRANS, da ANTRA, da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, da Nova Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco (NATRAPE), da Associação de Homens Trans e Transmasculinidades (AHTM), da Aliança Nacional LGBT e da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis e Transexuais (ABGLT). As atividades da Gestos estão sendo patrocinadas pela Fundação FORD.

História
O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi criado no ano de 2004, quando o Ministério da Saúde lançou uma campanha para fomentar a inclusão da população de travestis e transexuais nas áreas de educação, saúde e trabalho. O tema da campanha era: “Travesti e Respeito, ambos devem caminhar juntos na rua, na boate, na escola, no trabalho e na vida”, para inclusão da população de
travestis e transexuais na saúde, educação e trabalho. A partir de então o dia 29 de janeiro é lembrado como Dia da Visibilidade Trans e nesta data são realizadas em todo o país atividades e manifestações para chamar a atenção da sociedade para a luta das Travestis, das Mulheres Transexuais e dos Homens Trans.

Sobre a Gestos
Criada há 24 anos no Recife (PE), a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero atua na defesa e na promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos (DSDR), a partir de uma perspectiva feminista, compreendendo-os como fundamentais para a prevenção do HIV e para a promoção de políticas voltadas para a melhoria das condições social, política e econômica das pessoas. A ONG oferece serviços para pessoas vivendo com HIV (atendimento psicoterapêutico, acompanhamento social e jurídico) e implementa ações voltadas às populações vulneráveis ao HIV em comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do Recife. Em 2015, inaugurou um serviço especializado no apoio de jovens e adolescentes no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. Desde janeiro de 2017, a Gestos conta com um serviço gratuito especializado para receber denúncias de violações de direitos das pessoas LGBT. Também iniciou um projeto de Ativismo em Direitos Humanos especialmente direcionados para o público LGBT.

Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero
Endereço: Rua dos Médicis, no 68, Boa Vista, Recife/PE
Site: www.gestos.org
Facebook: www.fb.com/gestospe
Twitter: @gestospe
Facebook e Twitter: @gestospe

 

 

Temas deste texto: Alessandra Nilo - Recife - Trans - Transexuais - Travestis

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.