Projeto Acolhimento Sem Preconceitos: Atenção Básica livre da LGBTfobia conclui formações e já prepara recomendações sobre saúde integral
A formação foi voltada integralmente para 40 profissionais da saúde da Atenção Básica das 12 Regionais de Saúde do Estado.
As formações do projeto Acolhimento Sem Preconceitos: Atenção Básica Livre da LGBTfobia chegaram ao fim, na última quinta-feira (19). Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto ofereceu um ciclo de formação sobre acolhimento à população de LGBTI+ nos serviços de saúde da Rede de Atenção Primária de Pernambuco. A partir desta ação educativa, estão sendo formuladas recomendações sobre saúde integral para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para população LGBTQIA+.
Desenvolvido pela Gestos, o projeto teve o apoio do Fundo Posithivo e contou com a parceria da Superintendência da Atenção Primária (SAP); da Coordenação Estadual de Saúde Integral da População LGBT+; do Programa Estadual de HIV/Aids, outras IST e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde de PE (SES/PE); da Coordenação Municipal de Saúde Integral da População LGBT+; Programa Municipal de HIV/Aids, outras ISTs e Hepatites Virais do Recife; Fórum LGBT de PE e Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de PE.
A formação foi voltada integralmente para 40 profissionais da saúde de todo o estado e as vagas foram proporcionalmente distribuídas entre as Regionais de Saúde de Pernambuco. Ao longo de 12 encontros virtuais, foram abordadas questões de gênero, raça e sexualidade; além de temas como acolhimento; políticas de saúde integral; redes de cuidado no SUS; enfrentamento ao estigma, preconceito e discriminação; Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; violência e LGBTfobia institucional; saúde mental; redução de danos, entre outros.
A sistematização das recomendações estão sendo realizadas pela equipe do projeto para serem entregues aos/às gestores/as estaduais e municipais, bem como às casas legislativas do estado.
Confira abaixo a relação dos temas trabalhados por encontro:
1 – Acolhimento e boas vindas
2 – Gênero e Raça;
3 – Sexualidade (orientação sexual e identidade de Gênero);
4 – Prevenção Combinada do HIV para população LGBTQIA+ em PE e no Recife (Conceito política e serviços);
5 – Zero Discriminação nos Serviços de Saúde; Enfrentamento ao Estigma, preconceito e discriminação; Quebrando tabus e estereótipos;
7 – Saúde Integral da população LGBTQIA+ e Acolhimento; Políticas de Saúde Integral e Rede de Assistência para população LGBTQIA+ no SUS em PE e no Recife;
8 – Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos da população LGBTQIA+;
9 – Violência contra LGBTQIA+ e LGBTQIA+fobia institucional;
10 – Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero;
11 – Saúde Mental e Redução de Danos para LGBTQIA+
12 – Avaliação