Com arte e comunicação, GT Jovem da Gestos desenvolve projetos sobre direitos sexuais e reprodutivos e prevenção combinada
O Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem da Gestos (GT Jovem) começou a desenvolver três projetos com o objetivo de mobilizar e sensibilizar jovens LGBTQIAPN+ e mulheres da Região Metropolitana do Recife sobre direitos sexuais e reprodutivos e prevenção combinada a partir de expressões artísticas e ferramentas de comunicação. O grupo é formado por 12 jovens, entre 18 e 29 anos, selecionados em edital pela organização.
Um dos projetos é a nova temporada do programa sobre prevenção combinada “Ponto G”, desta vez para Youtube. Com foco em mulheres jovens cis e trans, travestis e outras pessoas que se entendam em identidades do espectro feminino, serão veiculados três programas de oito minutos. Os temas são: direitos sexuais e reprodutivos, interseccionalidade e justiça reprodutiva; HIV/AIDS, estigma, prevenção combinada e tratamento; e prazer e redução de danos na prevenção combinada. Com orientação da Gestos, o grupo montará roteiro, produzirá e apresentará o programa a partir de casos reais enviados ao Instagram da Gestos.
Outro projeto que está sendo desenvolvido pelo GT Jovem é a Combinaball, uma atividade articuladora e mobilizadora para e com a comunidade ballroom de Pernambuco, com sensibilização sobre o tema da prevenção combinada ao HIV/AIDS para a comunidade LGBTQIAPN+ negra e periférica. A iniciativa envolve duas oficinas abertas para discussão do tema da ball e suas categorias com público que irá se inscrever para participar da ball, cujas categorias de competição serão todas relacionadas ao tema da prevenção.
O terceiro projeto é o Artivismo Trans, uma oficina de grafite que vai usar a plataforma da arte visual para expressar questões sobre as vivências trans no acesso à justiça reprodutiva e à prevenção ao HIV/AIDS, hepatites virais, sífilis e outras ISTs. O edital para participar está aberto até quarta-feira, 18 de setembro, pelo link.
Dez pessoas serão selecionadas para sete rodadas de oficinas que discutirão direitos sexuais e reprodutivos, prevenção combinada, transgeneridade, técnicas de grafite e atividades práticas de produção de telas individuais e um mural geral ao fim do curso, com local a ser definido. Ao fim, também será feita uma exposição das peças produzidas ao longo das oficinas.
O GT Jovem fechará o ano com uma grande festa em dezembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro), para comemorar e apresentar ao público tudo o que foi produzido neste segundo semestre. A data e o local ainda serão divulgados.
GT JOVEM DA GESTOS — Criado em 2016, o GT Jovem é um programa institucional da Gestos que reúne jovens e adolescentes sorodiferentes com idades entre 15 e 29 anos. A iniciativa estimula a cidadania e o ativismo, ampliando a participação política de jovens e adolescentes vivendo e/ou convivendo com HIV/AIDS.
O GT trabalha temas como prevenção combinada ao HIV/Aids, Direito à Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos e respeito à diversidade sexual, racial e de gênero. Através de ações de multiplicação entre pares, o grupo dialoga diretamente com a juventude (grupo etário mais afetado pela epidemia de HIV/AIDS nos últimos anos).
Os encontros do projeto, que tem apoio da Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF, na sigla em inglês), acontecem semanalmente às quintas-feiras, das 14h às 17h, na sede da Gestos (Rua dos Médicis, nº 68 – Boa Vista, Recife).