Home > Comunicação > Notícias

Gestos lança nova campanha do Espaço Saúde para Jovens e Adolescentes

Gestos lança nova campanha do Espaço Saúde para Jovens e Adolescentes

A Gestos lançou esta semana, em 920 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife, a nova campanha do Espaço Saúde e Sexualidade para Jovens e Adolescentes da Gestos. A campanha também será fixada em postos de saúde e levada para escolas e universidades. A campanha foi realizada através de uma parceria com designers pernambucanos. A Gestos publicou um edital aberto para designers de Pernambuco no primeiro semestre de 2018.

Após uma seleção realizada por uma comissão julgadora, foi escolhida a proposta dos designers André Luís Silva e Nance Ferreira de Araújo Silva. A dupla criou três cartazes e um postal, com informações sobre como ter acesso aos serviços do Espaço Saúde, além de um postal e peças para serem utilizadas nas redes sociais.

O lançamento da campanha nos ônibus geridos pelo Grande Recife Transporte Metropolitano faz parte de uma parceria que vem dando resultados desde o ano passado, quando a Gestos também divulgou o Espaço Saúde no espaço reservado para campanhas institucionais nos ônibus que circulam na RMR. A expectativa é que o serviço gratuito oferecido pela Gestos possa alcançar 800 mil pessoas do sistema de transporte rodoviário da Região Metropolitana.

O Espaço Saúde da Gestos é um serviço especializado no apoio de jovens e adolescentes no campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos (DSR), discutindo assuntos relativos a estes temas com jovens e adultos que procuram o serviço e também em ações nas comunidades, em escolas, unidades de saúde e universidades. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, com hora marcada por telefone.

O atendimento é voltado para pessoas com idades entre 13 e 29 anos que tenham qualquer questão relacionada à saúde sexual e reprodutiva. No serviço, que é gratuito, uma equipe formada por assistente social, psicóloga e enfermeira estão disponíveis para atender jovens que desejem esclarecer dúvidas, informações sobre preservativos, métodos contraceptivos, prevenção às ISTs, entre outros assuntos. O atendimento é feito com hora marcada e a privacidade das pessoas atendidas é totalmente respeitada.

O espaço também serve como um lugar para trocar experiências, falar sobre medos e inseguranças sobre a vida sexual e reprodutiva de jovens e adolescentes e para esclarecimento sobre questões sobre saúde e bem-estar.

Teste de HIV

Para os jovens com idades entre 18 e 29 anos, a Gestos também oferece, através de agendamento por telefone, teste rápido de HIV. Os testes são feitos todas as terças e quartas, na sede da Gestos. Uma enfermeira é responsável pelo atendimento, que inclui orientação psicológica, se for necessário. No caso de o teste ter resultado positivo, a Gestos faz o encaminhamento da pessoa para os serviços de saúde especializados.

Para agendar um atendimento no Espaço Saúde, basta telefonar para (81) 3231-3880. Os testes para HIV são realizados às terças (manhã e tarde) e quarta (tarde), também com hora marcada. A Gestos fica na Rua dos Médicis, 68, Boa Vista, Recife/PE.

HIV em jovens

A faixa de jovens entre 15 e 24 anos é a que mais tem se infectado com o HIV, segundo os últimos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, com 35% dos novos casos diagnosticados. Entre os fatores apontados para a elevação da infecção nesta faixa de idade está a falta de informação sobre o vírus e sobre prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e sobre o uso de preservativos masculinos e femininos.

Sobre a Gestos

Criada há 25 anos no Recife (PE), a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero atua na defesa e na promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos (DSDR), a partir de uma perspectiva feminista, compreendendo-os como fundamentais para a prevenção do HIV e para a promoção de políticas voltadas para a melhoria das condições social, política e econômica das pessoas.

A ONG oferece serviços gratuitos para pessoas vivendo com HIV (atendimento psicoterapêutico, acompanhamento social e jurídico) e implementa ações voltadas às populações vulneráveis ao HIV em comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do Recife. A Gestos acompanha atualmente mais de 400 processos na Justiça – referentes a garantia de direitos de pessoas que vivem com o HIV/Aids.

Temas deste texto:

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.