Home > Comunicação > Notícias

OSC debaterão avanço dos ODS durante a Assembleia Global dos Povos

OSC debaterão avanço dos ODS durante a Assembleia Global dos Povos

A Gestos, em parceria da Campanha Global de Ação pelos ODS e da Mesa de Vinculação da América Latina e do Caribe, organizará, no dia 21 de setembro, o debate internacional Um Balanço dos ODS: um Alerta (SDGs Stocktaking: a wake up call). O evento será às 11h (horário de Brasília) e faz parte da programação da Assembleia Global dos Povos, que acontecerá entre os dias 21 a 23 de setembro em paralelo à Assembleia Geral da ONU 2021. A sessão contará com uma ação oficial no site da ONU e terá tradução simultânea em espanhol, inglês e francês. O encerramento será feito com uma fala de Alessandra Nilo, coordenadora geral da Gestos e co-facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030). As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/uFLJPGm5RoHebL9o6

O evento acontece seis anos após a assinatura das declarações da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e, devido à pandemia da Covid-19, este ano será realizado virtualmente. O foco será o afastamento de parte dos países signatários do compromisso de cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Brasil, particularmente, tal afastamento está detalhadamente ilustrado na quinta edição do Relatório Luz, produzido por 57 organizações da sociedade civil e co-editado pela Gestos. 

Para Alessandra Nilo, esse evento será chave para demonstrar, em âmbito global, a insatisfação da sociedade civil frente às resoluções do Fórum Político de Alto Nível (HLPF) das Nações Unidas e do 6º Fórum de Financiamento para o Desenvolvimento que, para ela “ foram, no mínimo, decepcionantes, frente à complexidade dos desafios para a plena implementação da Agenda 2030 no mundo; sobretudo diante de um contexto de exponencial aceleração da emergência climática e da ausência de uma contundente cooperação internacional entre os países para encerrar a crise sanitária instaurada pela Covid-19”.

 Na avaliação de Claudio Fernandes, economista da Gestos e co-organizador da sessão, “o próprio Secretário Geral da ONU, António Guterres, admitiu a falha dos Estados-membros no enfrentamento da crise sanitária. Apartheid de vacinas, nacionalismos e movimentos de desinformação criaram condições para o prolongamento da pandemia. Ao mesmo tempo, enquanto a sociedade civil trabalha intensamente para implementar a Agenda 2030, governos e setores privados fazem ouvidos de mercador enquanto a emergência climática só está se intensificando e acelerando”.

A fim de alertar a comunidade internacional para a seriedade da situação que se desenha para as nações e seus povos, o debate Um Balanço dos ODS: um Alerta buscará sobretudo enfatizar que, apesar dos desafios, há alternativas e a Agenda 2030 é o único caminho viável para enfrentar tais questões, visando a aceleração da mudança do paradigma de desenvolvimento econômico de acordo com os ODS por parte dos governos e setores empresariais.

Agenda:

 

Balanço dos ODS: um alerta

 

  • Mabel Bianco, Grupo Principal das Mulheres/ONU – O Fórum Político de Alto Nível e sua baixa ambição política
  • Nicolas Sautejeau, (Action4SD): Os ODS nos países, Um panorama 
  • Ketty Marcelo Lopez, Central de Comunidades Nativas de la Selva Central (Mesa de Vinculação da ALC ): A reação da natureza: os perigos do futuro chegaram
  • Alessandra Nilo, Gestos/GT Agenda 2030: Mudanças sistêmicas exigem soluções baseadas em direitos

 

Facilitação: Lori Johnston (Southeast Indigenous People’s Center)