Home > Comunicação > Notícias

Com 29 anos de trabalho, a ONG Gestos lança campanha de doações

Com  29 anos de trabalho, a ONG Gestos lança campanha de doações

Na quinta-feira (26), a ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero completará 29 anos em defesa dos Direitos Humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e lançará sua nova campanha de doações. Com o mote “Você doa, a Gestos mobiliza, a sociedade avança”, a campanha vai mostrar, através de mídias físicas e digitais os resultados que tem acumulado ao longo da sua atuação política, que tem um reconhecido papel na construção histórica de respostas efetivas ao HIV/AIDS no Brasil e no mundo. O pedido é muito pequeno (apenas R$10 ao mês), frente ao trabalho que a organização desenvolve, para que muitas pessoas, de diferentes classes sociais, possam se engajar. As contribuições podem ser feitas através do link gestos.colabore.org/doeparamobilizar.  

Com uma estética Pop Art que remete às colagens analógicas, a nova campanha da Gestos irá usar redes sociais (@gestospe) para resgatar ações de mobilização e advocacy da ONG ao longo de sua história e tem o objetivo de evidenciar que o trabalho desenvolvido pela organização ultrapassa as paredes de sua sede, no Recife, alcançando pessoas em nível local, regional, nacional e internacional.

“Essa nova campanha tem como principal objetivo divulgar nosso papel como agentes de mobilização e advocacy junto aos governos e órgãos multilaterais para influenciar a criação, implementação e monitoramento de políticas públicas de HIV/AIDS”, explica a Coordenadora Geral da Gestos, Alessandra Nilo. “Nesse momento em que tantos problemas graves se acumulam no país e que a cooperação internacional não prioriza mais o Brasil, precisamos que a sociedade, como um todo, nos ajude a garantir a sustentabilidade do nosso trabalho, que tem sido fundamental sobretudo para as populações historicamente marginalizadas e vulnerabilizadas”. 

O combate às desigualdades (inclusive as raciais e econômicas) é, ainda hoje, um dos maiores desafios para a erradicação da Aids. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os casos registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) entre os anos de 2007 e junho de 2021, 50,3% dos homens infectados por HIV eram pretos ou pardos, enquanto 40,9% eram brancos. Já entre as mulheres essa disparidade é ainda maior; 55,1% das mulheres infectadas durante o período eram pretas ou pardas, já entre as mulheres brancas este número cai para 35,9%.

“Essa é uma realidade com a qual lidamos diariamente”, diz Alessandra Nilo. “Queremos uma Gestos independente, ativa e com muitas pessoas engajadas com o nosso trabalho (que é coletivo). Cada doação é valiosa e alcançar uma auto-sustentabilidade, a médio e longo prazo, nos permitiria aumentar o foco no que interessa: incidir com qualidade no fomento e monitoramento de políticas públicas que contribuam para o enfrentamento às desigualdades estruturais e os determinantes sociais da AIDS”, complementa. 

Parcerias 

A campanha “Você doa. A Gestos mobiliza. A sociedade avança” foi financiada pela Misereor, Obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento, que apoia as ações da Gestos desde a sua fundação. Esta ação de marketing também conta com a parceria da empresa Trend Mídia, que exibirá uma vinheta publicitária em painéis de LED instalados nos bairros do Pina, Derby, Tamarineira, Boa Viagem, São José, Casa Forte, Madalena e Ilha do Leite. Além disso, serão veiculados spots de rádio pelas estações Música FM e Jovem Pan. 

A Gestos está aberta para parcerias com outras organizações e empresas alinhadas aos seus valores e à sua missão. Interessados(as) podem entrar em contato através do email [email protected].