Formação sobre saúde e violência contra a mulher, da Gestos em parceria com o Ministério das Mulheres, chega à Paraíba
![Formação sobre saúde e violência contra a mulher, da Gestos em parceria com o Ministério das Mulheres, chega à Paraíba](https://gestos.org.br/wp-content/uploads/2025/02/saude-e-violencia-PB-750x422.jpeg)
A Gestos abriu o mês de fevereiro iniciando por João Pessoa (PB) a formação “Prevenir e enfrentar a violência é promover a saúde das mulheres”, em parceria com Ministério das Mulheres e com apoio da IPPF Acro. O curso teve sua primeira rodada no Recife, em dezembro do ano passado, e passará, ainda neste primeiro semestre de 2025, por todas as outras capitais do Nordeste.
A iniciativa, que vai beneficiar ao todo 270 mulheres (30 em cada capital), parte do princípio de que prevenir e enfrentar a violência é promover a saúde de mulheres e meninas. O público-alvo são mulheres integrantes de organizações sociais, movimentos e redes, em especial as dedicadas à saúde.
Em cada cidade, o processo formativo tem duração de três dias (24 horas). Ao fim, os grupos ficam com a missão de construírem coletivamente nove planos comunitários de ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher como promoção à saúde, em cada um dos territórios do Nordeste, com monitoramento da Gestos a partir do desenho de cada plano executado.
Ao final, será realizado um seminário virtual com representantes de cada estado para apresentação dos resultados e avaliação de todo o processo.
“Essa é uma formação bastante interessante, em que as mulheres se colocam muito disponíveis para a troca e também para realizar as ações que virão a partir das ideias delas”, explica Jô Meneses, coordenadora de programas institucionais da Gestos.
Clique aqui e saiba mais.