Pesquisa revela dados alarmantes sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Recife
Uma nova pesquisa liderada pela Freedom Fund, com o apoio da Fiocruz e da Gestos, revela dados alarmantes sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes na Região Metropolitana do Recife. O estudo estima o número de meninas e adolescentes menores de 18 anos envolvidas nesta situação, traçando um perfil sociodemográfico e comportamental.
A pesquisa entrevistou jovens trabalhadoras do sexo feminino, com idades entre 18 e 21 anos, que foram exploradas sexualmente comercialmente pelo menos uma vez antes de completarem 18 anos.
Os resultados incluem:
– Uma estimativa de 22.500 vítimas de exploração sexual comercial. O equivalente a mais de uma em cada seis (16,7%) meninas na Região Metropolitana do Recife, que viveram essa situação entre 14 e 17 anos de idade.
– Aproximadamente uma em cada cinco meninas tinha menos de 15 anos;
– Aproximadamente uma em cada três meninas enfrentou algum tipo de abuso físico;
– Quase todas as entrevistadas citaram alguma forma de pressão econômica ou necessidade de bens de consumo como a principal razão;
Este relatório inclui uma lista de recomendações para identificação de práticas eficazes que possam se tornar um modelo para uma implementação mais ampla no sistema de proteção de crianças e adolescentes.