Home > Comunicação > Notícias

Em projeto pioneiro no Recife, ONG Gestos irá promover busca ativa para vacinação de PVHAs atendidas na instituição

Em projeto pioneiro no Recife, ONG Gestos irá promover busca ativa para vacinação de PVHAs atendidas na instituição

 Projeto visa fortalecer a imunização e prevenir co-infecções entre pessoas vivendo com HIV/AIDS na Região Metropolitana do Recife

 

Em agosto, a ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero irá realizar ações de busca ativa e aconselhamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHAs) para a atualização de seus cartões de vacinação. A medida pioneira no Recife faz parte do projeto “Orientação, busca ativa e acompanhamento de imunização para PVHAs”, que tem o objetivo de promover orientação, acompanhamento e monitoramento do acesso à imunização dessa população nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). A instituição estima que aproximadamente 500 pessoas sejam atingidas direta ou indiretamente pelas ações do projeto. O cronograma das ações será divulgado através do perfil da organização (@gestospe) no Instagram, Twitter e Facebook, ou pelo site www.gestos.org.

A forma mais eficaz de fazer o controle de doenças imunopreveníveis é através das vacinas. A imunização para pessoas que vivem com HIV e AIDS é fundamental para a prevenção de infecções oportunistas, assim como para a manutenção e/ou ampliação da sua qualidade de saúde. Esse fator é tão importante que está incluído na política de prevenção combinada do Ministério da Saúde.

“Contudo, apesar de extremamente importantes, a sociedade civil organizada tem percebido o crescimento de um sentimento anti-vacinas nos últimos anos”, alerta Jô Meneses, Coordenadora de Projetos da Gestos. Para ela, “esse fenômeno foi potencializado, em grande parte, por ondas de desinformação e Fake News e tem afastado as pessoas vivendo com HIV/AIDS de acessarem um direito garantido pelo SUS e tem impactado, por exemplo, a imunização contra HPV (mesmo após o Ministério da Saúde ter alterado a faixa etária para a vacinação entre PVHA) e também contra a MPOX (que já está disponível na rede de saúde)”.

Em 2017 um estudo realizado com PVHA acompanhadas em um ambulatório do município de São Paulo demonstrou que somente 16,7% destas tinham o esquema de vacinação completo para vacinas inativadas. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (2022), Pernambuco ocupa o primeiro lugar na região Nordeste em óbitos por Aids e lidera em número de casos notificados de HIV.

Ao longo dos últimos anos, a Gestos tem se esforçado para proporcionar informações, orientações e acompanhamento para as PVHA, compreendendo que o tratamento para essa população não se resume à adesão aos antirretrovirais. Iniciado em junho deste ano, o novo projeto da instituição foca na promoção da saúde através da atualização dos cartões de vacina, a fim de prevenir co-infecções e surgimento de doenças oportunistas entre as pessoas atendidas pelos serviços gratuitos de assessoria jurídica e atenção psicossocial oferecidos pela instituição.

As ações de busca ativa para as pessoas que não estejam com a imunização completa já começam na quarta-feira (2). A Gestos orienta que as pessoas atendidas levem os cartões de vacinação à sede da instituição (Rua dos Médicis, 68 – Boa Vista, Recife-PE). Após passarem por uma avaliação, feita por uma profissional de saúde, as pessoas beneficiadas serão devidamente encaminhadas aos serviços de saúde onde os imunizantes estejam sendo aplicados.

As orientações sobre vacinação de pessoas vivendo com HIV/Aids serão disponibilizadas também nas redes sociais da instituição.

Temas deste texto: Direito à Saúde - HIV/AIDS - Vacinação

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.