Home > Comunicação > Notícias

Diálogo sobre investimentos públicos e equidade de gênero busca impulsionar o desenvolvimento sustentável no HLPF

Diálogo sobre investimentos públicos e equidade de gênero busca impulsionar o desenvolvimento sustentável no HLPF

“Parcerias eficazes em todos os níveis: os investimentos públicos de que precisamos para as pessoas e o planeta”, foi o tema do diálogo promovido pelo Women’s Major Group e a Gestos na noite da quinta-feira (13) durante o 4º dia do Fórum Político de Alto Nível (HLPF) da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento teve o objetivo de discutir o papel dos investimentos públicos e das instituições financeiras nacionais na implementação do desenvolvimento sustentável, com foco nas políticas de equidade de gênero. O encontro aconteceu na Sala de conferências B da sede das Nações Unidas, em Nova York, e reuniu representantes de organizações da sociedade civil  de vários países.

Este evento paralelo, organizado em conjunto pelo Governo Brasileiro e pela Sociedade Civil, teve como objetivo abordar estratégias-chave promovidas pelo Brasil para fortalecer e acelerar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

O encontro destacou a importância da participação da sociedade civil e da participação social para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Durante o evento, foram apresentados exemplos de localização dos ODS, com ênfase na experiência pioneira do Índice de Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis, bem como uma análise focada nos municípios da Amazônia brasileira. Também foram compartilhadas lições aprendidas com a pandemia de COVID-19 e seus impactos no Brasil.

Nós estamos, de muitas formas, deixados para trás em termos de parcerias”, comentou durante o encontro Alessandra Nilo, Coordenadora Geral da Gestos e Co-Facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030). “Se você olhar nos ODSs, o único alvo que se refere à sociedade civil, especificamente, é o 17.7 e é sobre PPPs [parcerias público-privadas], mas nós não temos, neste momento, capacidade de informar quais são os números das parcerias com a sociedade. Qual é a qualidade dessas parcerias com a sociedade civil? Qual é o impacto dessas parcerias com a sociedade civil? 

“Um dos problemas é que nada mudou após a pandemia”, considerou Mabel Bianco, fundadora e presidente da Fundación para Estudio e Investigación de la Mujer (FEIM). “Nós estamos falando sobre a questão feminista, mas o sistema de saúde não mudou, nada mudou, tudo é o mesmo. Estamos perdendo nossa capacidade de ter acesso à contracepção, básica, que depende das regiões e depende de onde estamos. Na América Latina e no Caribe, o que isso significa é que agora precisamos recuperar 20 anos e caminhar para o futuro. Mas em um momento em que nossos países não têm tanto dinheiro para investir em contraceptivos e todas as coisas que precisamos”.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.