Home > Comunicação > Notícias

GT Jovem promove diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva em Paulista

GT Jovem promove diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva em Paulista

Na última sexta-feira (19), o Conjunto Beira Mar, em Paulista, foi palco da 4ª edição da ação Prevenção para Jovens – Vamos Combinar na Praça. O evento foi aberto ao público e teve início às 17h, reunindo jovens e adolescentes em uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva, além da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A iniciativa acontece desde o ano passado, sendo realizada sempre em espaços públicos frequentados pela juventude das periferias da Região Metropolitana do Recife (RMR), a fim de descentralizar as informações e atingir um público que, muitas vezes, não tem acesso às políticas públicas de saúde. A ação é liderada pelo Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da Gestos e conta com o apoio da Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF).

“A gente percebeu na prática que estar nesse espaço público discutindo com os jovens nos ambientes em que eles frequentam é uma forma mais fácil de alcançar essa população. Dessa maneira, temos um retorno muito legal e acaba sendo mais uma forma de interação e de engajamento. Acredito que a gente consegue romper umas barreiras importantes estando aqui”, avaliou Thiago Jerohan, assessor de projetos da Gestos.

Para Max Teixeira, que integra do GT Jovem há um ano, a importância de levar informações sobre saúde, sexualidade e prevenção às periferias é fundamental. “A gente sabe que nas periferias existe um déficit muito grande das políticas públicas, dos projetos e programas sociais destinados à promoção da saúde e campanhas que realmente enfrentem o estigma que se tem sobre o HIV/Aids e até mesmo outras ISTs; existe uma necessidade de ações que realmente informem de uma forma popular e jovial; estar em Paulista, que nos últimos períodos tem apresentado um alto grau de novas infecções pelo HIV, expressam justamente essa necessidade”, comentou.

“Eu fico muito contente de poder estar facilitando [esse encontro], principalmente hoje – com essa estrutura, com essa organização e com essas pessoas” disse Joane Orlando, que também integra o GT Jovem desde o início deste ano e que participou da ação pela primeira vez. “A gente conseguiu idealizar um evento muito incrível. Isso me deixa muito feliz sobretudo por poder enxergar a minha potência enquanto travesti, enquanto jovem e educadora social.”

A ativista também chamou atenção para a diversidade presente no evento, que incluiu rodas de diálogo, e programação musical com Som na Rural e DJ Boneka. Para Joane, essa parceria entre educação e ludicidade precisam ser indivisíveis. “Trazer essa proposta promovendo artistas independentes, sobretudo uma artista travesti como a DJ Boneka, é fundir a noção de que educação e arte são fundamentais para o nosso desenvolvimento humano e para garantir nossos direitos. Essa foi uma noite mais do que especial”, concluiu.

Temas deste texto:

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.