Home > Comunicação > Notícias

Prevenção para jovens: vamos combinar na praça?

Prevenção para jovens: vamos combinar na praça?

Gestos promove evento cultural e roda de diálogo sobre prevenção ao HIV/AIDS

 

Ocupar parques públicos com cultura e informar a juventude sobre prevenção combinada ao HIV/AIDS. Esse foi o objetivo do Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da Gestos, que na última quinta-feira (29), realizou o evento “Prevenção para jovens: vamos combinar na praça?”, que aconteceu às 17h no Parque Urbano da Macaxeira (Zona Norte do Recife). A ação promoveu uma roda de conversa sobre prevenção combinada ao HIV/AIDS, com direito a programação musical com o Som na Rural e DJ Catarina Dee Jah, além de uma projeção temática na caixa d’água do parque. No local, foram distribuídas cartilhas informativas e insumos de prevenção – como gel lubrificante e preservativos da marca DKT (Prudence), parceira institucional da Gestos.

“Estivemos aqui três anos atrás, também levando informação; mas dessa vez trouxemos uma pauta super importante, que foi falar sobre prevenção combinada, que é algo que a gente precisa se informar cada dia mais e conhecer sobre as novidades; afinal de contas, a prevenção está aí para que a gente possa se cuidar”, comentou a ativista do GT Jovem, Vitória Chateubriand, que integra o grupo há cerca de quatro anos.

A prevenção combinada é um conjunto de procedimentos e métodos disponíveis para evitar a transmissão e/ou infecção pelo vírus HIV, causador da  síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Juntos, esses métodos e procedimentos compõem a chamada “Mandala da Prevenção Combinada”, que funciona de maneira complementar e interligada.

A coordenadora de Programas Institucionais da Gestos, Jô Meneses, explica que essa “foi uma atividade focada na população jovem, pois sabemos que são eles e elas quem mais tem se infectado pelo HIV”. Atualmente, a capital de Pernambuco está entre as quatro cidades da Região Metropolitana com maior número de infecções pelo HIV. Somente no Recife, no período de janeiro a junho de 2021, foram notificados 134 casos de AIDS, além de 390 infecções pelo vírus HIV, sendo 298 casos em homens e 92 em mulheres e meninas acima dos 13 anos. 

Esses dados reforçam uma preocupação histórica das organizações da sociedade civil que atuam na resposta à epidemia de HIV/AIDS no país: que jovens e adolescentes necessitam de informações qualificadas sobre as estratégias de prevenção combinada ao HIV/AIDS. Para Roberta Correia, uma das enfermeiras do Espaço Saúde e Sexualidade da Gestos, para quebrar a cadeia de infecção pelo vírus HIV, a informação é o melhor recurso. “”Em primeiro lugar, vem a consciência e a informação que esse grupo está promovendo, sobre como se prevenir e também se testar, porque uma das formas de interromper este ciclo é se testando e conhecendo sua condição sorológica para, então, iniciar o tratamento”, comenta a profissional de Saúde. 

“Trouxemos essa atividade para o parque, porque aqui é um local muito frequentado por jovens”, continua Jô Meneses, “além disso, também buscamos sair dos espaços onde esse tipo de diálogo costuma ser feito. Queríamos abordar outros e outras jovens para que eles e elas tivessem maior possibilidade de acesso à informação”. Já para o ativista Filipe Paraízo, que também integra o GT Jovem, a atividade promoveu trocas importantes para disseminar informações confiáveis. “Fazer ações como essa é sempre muito positivo, porque a gente acaba percebendo que os lugares externos nos ajudam a olhar para outras realidades e, dessa forma, a gente pode ter contato com as pessoas e aprender também”, comenta.

A ação de quinta-feira foi fruto de um projeto apoiado pelo Fundo Positivo. Além do evento no Parque da Macaxeira, uma outra edição ainda será realizada na Praça da Várzea (Zona Oeste do Recife) e está prevista para acontecer no próximo dia 1º de dezembro, Dia Internacional de Enfrentamento à AIDS.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.