Home > Comunicação > Notícias

ONG Gestos amplia testagem para sífilis e hepatites virais

ONG Gestos amplia testagem para sífilis e hepatites virais

Na última semana, a ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, que já realiza testes para HIV desde 2018, passou a oferecer testagem para sífilis e para as hepatites B e C. O serviço é fruto de uma parceria entre a instituição e a Coordenação da Política de IST, HIV, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Recife. Os testes serão feitos gratuitamente nas terças, quartas e quintas-feiras e podem ser agendados pelo telefone (81) 3421-7670, ou pelo Whatsapp (81) 9 8709-3999.

O Espaço Saúde e Sexualidade, é um serviço da Gestos que, desde 2015, oferece orientação para jovens e adolescentes de forma amigável e confidencial. Em 2018, o espaço passou a oferecer testes gratuitos para HIV, com atendimento humanizado, sigiloso e livre de qualquer forma de estigma e discriminação. Agora, o Espaço também irá acolher jovens entre 18 e 29 anos que queiram testar para a sífilis e/ou para as hepatites virais B e C, todas consideradas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais de 2022, do Ministério da Saúde, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil, no período de 2000 a 2021. Destes, 264.640 (36,8%) são referentes aos casos de hepatite B e 279.872 (38,9%) aos de hepatite C.

Já o último Boletim Epidemiológico de Sífilis, lançado pelo Ministério em 2021, aponta que em 2020, foram notificados no Sinan 115.371 casos de sífilis adquirida; 61.441 casos de sífilis em gestantes; 22.065 casos de sífilis congênita; e 186 óbitos por sífilis congênita. A população mais afetada foram as mulheres mais jovens, sobretudo negras e pardas entre 20 a 29 anos. Na comparação por sexo, em 2020, as mulheres nessa faixa etária alcançaram 28,0% do total de casos notificados, enquanto os homens representaram 16,8%.

Na Gestos, as pessoas que buscam a testagem para HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais são atendidas por uma enfermeira, que faz orientações pré e pós teste. Em caso de resultados positivos, é feito o encaminhamento à Policlínica Gouveia de Barros (localizada no  Largo da Santa Cruz), para a confirmação do resultado e início do tratamento. No Espaço Saúde, além de testes gratuitos, jovens também podem receber acompanhamento psicológico e social, quando necessário.

Para Jô Meneses, Coordenadora de Programas e Projetos da Gestos, “nosso Espaço está de braços abertos e faz uma ação diferenciada porque o nosso acolhimento considera os diferentes contextos, de cada jovem, antes do aconselhamento. Além disso, em caso positivo, acompanhamos a pessoa em todas as etapas, garantindo que ela tenha acesso ao tratamento. Esse olhar diferenciado é a marca da nossa organização”, comenta.

 

Informações adicionais:

 

Sífilis – É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo, queda de cabelos, cegueira, doenças cardíacas e paralisias, podendo avançar para a neurossífilis (com sério risco de óbito). Em gestantes, pode causar aborto/natimorto ou má formação do feto.

Hepatite B – é uma infecção causada pelo vírus HBV.  Trata-se de uma doença infecciosa que agride o fígado e, na maior parte dos casos, se resolve espontaneamente até seis meses após os primeiros sintomas; entretanto, algumas infecções permanecem após esse período e, nesses casos, a infecção é considerada crônica.

Hepatite C – é um processo infeccioso e inflamatório, causado pelo vírus HCV e que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo a segunda a forma mais comum; é considerada uma epidemia mundial e entre os anos de 1999 a 2018, foram notificados 359.673 casos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Caso não sejam tratados, ambos os vírus podem causar cirrose hepática, ou câncer de fígado.

 

Informações sobre a testagem:

 

Local: Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero

Endereço: Rua dos Médicis, 68 – Boa Vista (Recife)

Dias e horários:

  • Terça-feira: 13h às 17h
  • Quarta-feira: 8h às 17h
  • Quinta-feira: 8h às 12h

Agendamento:

  • Telefone: (81) 3421-7670
  • Whatsapp: (81) 9 8709-3999
Temas deste texto: Hepatites virais - HIV/AIDS - IST - Sífilis - Testagem

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.