Home > Comunicação > Notícias

GT Ativismo Adulto abre inscrições para formação em Direitos Humanos e AIDS

GT Ativismo Adulto abre inscrições para formação em Direitos Humanos e AIDS

O Grupo de Trabalho em Ativismo Adulto (GT Ativismo Adulto) da Gestos está selecionando 12 novos/as participantes vivendo com HIV/AIDS para o projeto Assessoria Jurídica e Formação Cidadã em Direitos Humanos e AIDS, que irá oferecer uma formação virtual de 90 horas com o objetivo de monitorar as políticas de HIV e AIDS em Pernambuco e realizar ações de multiplicação entre pares nos Serviços de Atendimento Especializado em ISTs de municípios da Região Metropolitana do Recife. As inscrições acontecem de 16 a 21 de março e podem ser feitas através do link https://bit.ly/FormularioGTAdulto. O resultado da seleção será divulgado no dia 23.

Para participar é necessário ter disponibilidade de tempo para participar de todas as atividades, estar familiarizado com o uso das plataformas de reuniões (Zoom e Google Meet), ter o desejo de multiplicar informações para outras pessoas vivendo com HIV e AIDS de forma presencial e virtual. Todos/as os/as ativistas selecionados/as terão uma ajuda de custo mensal entre os meses de março e outubro de 2022. 

Possibilitado pela Emenda Parlamentar nº 160/2020 do mandato coletivo das Juntas (PSOL-PE) e intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), o projeto busca garantir o acesso à informação e à Justiça para a resolução de violações dos  direitos de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), ao mesmo tempo em que estimula sua participação no monitoramento de políticas e serviços de AIDS de Pernambuco. 

O projeto também vai fortalecer a assessoria e aconselhamento jurídico especializado oferecidos pela instituição há mais de 25 anos e garantir atendimento gratuito a 100 pessoas vivendo com HIV/AIDS por um ano. Com cerca de 3 mil pessoas já beneficiadas e mais de 2 mil ações impetradas, a Assessoria Jurídica da Gestos tem ajudado a fortalecer a jurisprudência (local e nacional) em Direitos Humanos e AIDS. Através do novo projeto, será possível dar continuidade ao acompanhamento de cerca de 300 processos judiciais atualmente em andamento.

Com o enfoque multidisciplinar do trabalho da Gestos, a assessoria jurídica está interligada aos outros serviços da instituição. Ou seja, ao procurar aconselhamento jurídico, a pessoa também é informada sobre os outros serviços (podendo ser encaminhada para o serviço social, enfermagem e psicologia), bem como os projetos de formação de ativistas e multiplicação entre pares desenvolvidos pela equipe.

Esta iniciativa acontece em meio a um contexto de crescimento da pobreza, fragilização social e da desinformação, o que têm levado ao aumento nos índices de infecção pelo vírus HIV e das sistemáticas violações dos direitos mais fundamentais de pessoas vivendo com HIV/AIDS (como saúde, transporte, educação, sigilo da sorologia e dignidade humana).

Temas deste texto: Ativismo - Direitos Humanos - GT Adulto - HIV/AIDS

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.