Home > Comunicação > Notícias

Pronunciamento da Gestos sobre o ataque da Rússia à Ucrânia

Pronunciamento da Gestos sobre o ataque da Rússia à Ucrânia

A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero vem repudiar o ataque da Rússia à Ucrânia e oferecer nossa solidariedade a todas as pessoas afetadas por ele. Desde o início da tarde desta quinta-feira (24), temos mantido contato com pessoas no território afetado e os relatos de cidadãos/ãs ucranianos deixando seus lares para se refugiar são preocupantes. “The sky is closed/o céu está fechado”, “no safe place in whole Ukraine/nenhum lugar seguro em toda a Ucrânia”, “pray for us/rezem por nós” – dizem as mensagens.  

 

Muito nos preocupa as consequências desse confronto, sobretudo para aqueles e aquelas mais vulneráveis. Conflitos bélicos geram crises humanitárias e quem paga o mais alto preço pelas disputas de poder da geopolítica sempre são as pessoas nos territórios que pouco ou nada podem fazer para impedi-las. Neste caso, nos preocupa particularmente a situação dos grupos que já são marginalizados e excluídos, como é o caso das pessoas vivendo com HIV/AIDS que, além de enfrentarem a violência das armas, ainda estão sob risco de descontinuidade do do tratamento com antirretrovirais.

 

A comunidade internacional tem repudiado o ataque da Rússia e feito apelos para que o país retire suas tropas. A Gestos e muitos parceiros, têm estado em diálogo com as Organização das Nações Unidas (ONU), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e com o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) que, junto com a Organização Internacional para as Migração (IOM), tentam construir respostas humanitárias neste momento tão grave. 

 

Esperamos profundamente que os governos, todas as nações e também a sociedade civil organizada em todo o mundo se manifestem terminantemente contrárias à guerra e que, através da diplomacia e do multilateralismo, essa crise possa ser resolvida o mais breve possível. As pessoas vivendo com HIV/AIDS na Ucrânia nos pedem que continuemos falando para o mundo sobre o que acontece. Não podemos deixá-las para trás!

 

Recife, 24 de fevereiro de 2022.

Temas deste texto: Política Internacional - Rússia - Ucrânia

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.