Home > Comunicação > Notícias

Prevenção combinada do HIV – Qual é a sua?

Prevenção combinada do HIV – Qual é a sua?

O projeto “Prevenção Combinada do HIV. Qual é sua” é uma ação educativa que busca disseminar conhecimento sobre o tema entre a sociedade civil LGBTI+ e profissionais da saúde. A iniciativa foca na educação entre pares para capacitar sua atuação como multiplicadores/as de informação, através de cinco seminários para as cidades de Recife, da Região Metropolitana (RMR), Petrolina, Caruaru e Salgueiro.

A Prevenção Combinada é o conjunto de procedimentos e métodos disponíveis para evitar a transmissão e/ou infecção pelo vírus HIV – causador da  síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Juntos, esses métodos e procedimentos compõem a chamada “Mandala” da prevenção combinada.

Jair Brandão, assessor de projetos da Gestos, destaca que “a população LGBTI+ precisa ter mais acesso às informações sobre as estratégias de prevenção combinada do HIV; infelizmente temos muita gente que ainda não conhece essas estratégias” e enfatiza que a prevenção combinada “pode contribuir para que a pessoa tenha autonomia ao escolher como quer se prevenir do HIV e outras ISTs. Ou seja, todo mundo tem a oportunidade de se cuidar da forma que condiz com sua realidade e desejo”, conclui.

As vagas para o primeiro encontro, foram totalmente preenchidas em menos de 24h. As formações seguem até o dia 18 de abril e serão disponibilizadas 50 vagas por seminário. Os/As participantes receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). O próximo encontro é no dia 15 de março para os municípios da RMR; o link de inscrição será divulgado no site da Gestos e em nossas redes sociais (@gestospe no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn).

A ação tem o apoio do Programa Estadual de HIV/Aids, outras ISTs e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE) e também conta com a parceria da Coordenação Estadual de Saúde Integral da População LGBT de PE; da Superintendência de Atenção Primária da SES/PE; do Fórum LGBT de PE e do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da População LGBT+ de PE.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.