Home > Comunicação > Notícias

1º de Dezembro: luta contra a Aids exige enfrentar estigma e preconceito

1º de Dezembro: luta contra a Aids exige enfrentar estigma e preconceito

A Gestos tem uma série de atividades esta semana, por conta do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de Dezembro. Em diversos eventos, a ONG vai debater sobre os direitos das pessoas vivendo com HIV e Aids e sobre a necessidade de atuar pelo fim do estigma e do preconceito. Neste dia 1º de Dezembro, a Gestos, juntamente com a UNAIDS e a PUC-RS lançam os dados locais do Recife-PE da pesquisa sobre o Índice de Estigma e Discriminação em Relação às Pessoas Vivendo com HIV e Aids. O Webnário começa às 14h e vai detalhar como as pessoas que vivem com HIV e Aids ainda sofrem com o preconceito em várias situações da vida, mesmo após 40 anos da descoberta do vírus.

Antes disso, pela manhã, acontece a Live do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde. Para assistir ao evento é preciso acessar o link: http://mediacenter.aids.gov.br

Depois, às 11h30, Alessandra Nilo participa do Webnário “Dia Mundial de Combate à Aids – A pandemia dentro da pandemia”, promovido pela Agência Aids. Alessandra vai participar da sala “Lições aprendidas com a pandemia da Aids que podem ser utilizadas na nova pandemia da Covid-19”. Também participam deste debate Veriano Terto (ABIA) e o ativista e youtuber João Geraldo Netto (mediador). Para assistir, é preciso acessar a página do Youtube da Agência Aids – https://youtu.be/YQJPFRsAQqk

No dia 02 de dezembro, às 19h, será a vez de Jair Brandão (Assessor de Projetos da Gestos e secretário nacional de Articulação Política da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids) participar do evento “HIV e Preconceito”, promovido pela Faculdade de Saúde Pública de Pernambuco. Jair debaterá com o jornalista e pesquisador da UFPE Phelipe Rodrigues – que investiga a comunicação relacionada ao HIV e à Aids. O evento será transmitido através do link – https://tinyurl.com/hivpreconceito

Já o dia 03 de dezembro, às 14h, a advogada Kariana Guérios será palestrante em evento do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP). O tema da conferência que acontecerá pela plataforma Google Meets será “1º de Dezembro – Por que lutamos por direitos, se estamos constitucionalizados?”.

Encerrando a semana de atividades de enfrentamento ao HIV e à Aids, a Gestos, a UNAIDS e a PUC-RS apresentarão no dia 4 de dezembro, a partir das 14h, os dados segmentados da pesquisa do Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV e Aids para a cidade do Rio de Janeiro. Neste seminário serão revelados os dados referentes ao preconceito sofrido pelas populações-chave para o HIV e a Aids. O webnário será pela plataforma Zoom. Para se inscrever, é preciso acessar o link: https://forms.gle/VmkQ2oawYg1XKRGPA.

Dia 1º de dezembro (terça-feira):
Às 9h30:
Live do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde. Cerimônia em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Através o link: http://mediacenter.aids.gov.br

A partir das 11h30:
Webnário Agência Aids “Dia Mundial de Combate à Aids – A pandemia dentro da pandemia”. Alessandra Nilo (coordenadora da Gestos) participa da palestra “Lições aprendidas com a pandemia da Aids que podem ser utilizadas na nova pandemia da Covid-19”

A partir das 14h:
Apresentação dos dados locais do Recife-PE do Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV e Aids, na plataforma Zoom (inscrições encerradas). A pesquisa foi realizada pelo Programa das Nações Unidas para o HIV e a Aids (UNAIDS), pela Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, e pela PUC do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Dia 2 de dezembro (quarta-feira):
A partir das 19h:

Seminário “HIV e Preconceito”, da Faculdade de Saúde Pública de Pernambuco.
Jair Brandão (assessor de Projetos da Gestos) debate com o pesquisador Phelipe Rodrigues (UFPE)
Evento acontecerá através do link: https://tinyurl.com/hivpreconceito

Dia 3 de dezembro:
A partir das 14h:

Kariana Guérios (advogada da Gestos) fará a palestra: “1º de Dezembro – Por que lutamos por direitos, se estamos constitucionalizados?”. O evento acontecerá pelo Google Meets e é promovido pelo Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP).

Dia 4 de dezembro:
A partir das 14h:

Apresentação do Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV e Aids para a cidade do Rio de Janeiro. Os dados apresentados serão referentes às populações-chave para o HIV e a Aids.
Através da plataforma Zoom. Inscrições: https://forms.gle/VmkQ2oawYg1XKRGPA

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.