Home > Comunicação > Notícias

Campanha para ajudar o Atendimento Jurídico da Gestos entra na reta final

Campanha para ajudar o Atendimento Jurídico da Gestos entra na reta final

Em funcionamento desde 1995, o serviço jurídico da Gestos já atendeu mais de 3 mil pessoas e acompanhou cerca de 2 mil processos na Justiça, além de ajudar a obterem benefícios previdenciários e atuar para divulgar e ampliar os direitos das pessoas vivendo com HIV e Aids. O serviço de assessoria jurídica foi criado para cuidar dessas pessoas, ajudando-as em situações de discriminação no ambiente de trabalho, direitos previdenciários, direitos à saúde e recursos administrativos ao INSS. Apenas em 2019, foram 231 processos e 779 atendimentos, por telefone e presenciais. Entretanto, mesmo depois de 25 anos de atuação, a continuidade desse serviço gratuito precisa de apoio.

O Atendimento Jurídico da Gestos de R$ 77 mil para se manter até dezembro de 2020. Por isso a Gestos lançou uma campanha na plataforma Kickante. Qualquer valor é importante e ajuda a Gestos a manter o atendimento às pessoas que vivem com HIV e Aids.

Em defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids

A cada ano mais pessoas vivendo com HIV estão sofrendo violações de seus direitos, mais preconceito, estigma e discriminação. Quarenta anos depois do início da epidemia do HIV, mesmo com avanços da ciência sobre tratamento e prevenção, a desinformação é alta e as pessoas vivendo com HIV e AIDS seguem tendo dificuldade de se manter no mercado de trabalho. Elas têm seus direitos impactados por uma realidade que as oprime, com difícil acesso à justiça.

“A assessoria jurídica da Gestos se consolidou como uma ferramenta importante para que as pessoas vivendo com HIV e Aids pudessem enfrentar os desafios do estigma, do preconceito e da discriminação e também para garantir o acesso a medicamentos e à saúde em muitos momentos nesses 25 anos. Esse serviço tem sido fundamental, principalmente neste momento em que estamos vivendo tantas perdas de direitos”, ressalta Jô Meneses, coordenadora de Programas Institucionais da Gestos.

O setor funciona com uma advogada contratada e uma advogada voluntária, com atendimentos com hora marcada, diariamente, de segunda a sexta. Além disso, o Jurídico da Gestos acompanha questões que envolvem direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e Aids nas instâncias de participação da sociedade civil organizada.

Mesmo nesse período de distanciamento social exigido para evitar a propagação da COVID 19 – o Setor Jurídico da Gestos continua atendendo, esclarecendo dúvidas e encaminhando as demandas das pessoas vivendo com HIV/Aids que necessitam de suporte e muitas vezes desconhecem seus direitos.

Sua ajuda é importante e vai garantir a permanência desse serviço relevante!

Como apoiar?

Basta acessar o link da campanha na Plataforma Kickante e fazer a doação de qualquer valor. As pessoas que vivem com HIV e Aids agradecem.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.