Home > Comunicação > Notícias

Solidariedade: campanha pede doações para manutenção da Gestos

Solidariedade: campanha pede doações para manutenção da Gestos

A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero lançou a campanha “Gestos de Solidariedade” para receber doações de pessoas físicas que se identifiquem com as causas defendidas pela instituição e que queiram contribuir para a manutenção das atividades da ONG. A campanha está disponível no site da Gestos, através do link “Faça uma doação agora”.

A intenção é apresentar as atividades desenvolvidas pela ONG para a sociedade e conquistar pessoas que queiram se tornar amigos e amigas da Gestos – apoiando os serviços oferecidos gratuitamente pela instituição e os projetos de promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, defesa dos direitos humanos e de uma sociedade mais justa e igualitária.

Criada em 1993 para apoiar as pessoas que vivem com HIV e Aids e promover os direitos das pessoas em maior situação de vulnerabilidade ao HIV, a Gestos tornou-se referência na área de saúde e direitos humanos, recebendo inclusive o certificado CEBAS, de entidade filantrópica. Atualmente, centenas de pessoas se beneficiam todos os anos do trabalho da Gestos.

Serviços oferecidos

A ONG oferece atendimento social, psicoterapêutico e jurídico gratuitos. A assessoria jurídica da Gestos, por exemplo, acompanha atualmente quase 300 processos na Justiça. A entidade também desenvolve um trabalho amplo de prevenção ao HIV e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atuando na promoção e na defesa de direitos não apenas das pessoas soropositivas, mas também das pessoas LGBTI+, das mulheres e das juventudes.

Entre os serviços desenvolvidos pela Gestos está o Espaço Saúde para Jovens e Adolescentes, que conta com uma equipe especializada composta por enfermeiro, assistente social e psicólogas, disponíveis para acolher jovens entre 13 e 29 anos com quaisquer dúvidas sobre saúde sexual e reprodutiva. A ONG também realiza teste rápido para HIV, agendamento e hora marcada, para pessoas entre 18 e 29 anos. Em 2018, a Gestos atendeu 3.200 jovens e realizou 90 testes rápidos de HIV. Também distribuiu nada menos que 60 mil preservativos em ações educativas.

Por esse trabalho, desenvolvido ao longo de 26 anos de atuação, a Gestos também conquistou o status consultivo no âmbito das Organizações das Nações Unidas (ONU), que concedeu à entidade um passe permanente para acompanhar seus debates e negociações.

Na Campanha Gestos de Solidariedade, as pessoas são chamadas a se tornarem doadores e doadoras permanentes da instituição, com contribuições a partir de R$ 30 por mês. As contribuições podem ser feitas através de cartão de crédito ou boleto bancário. Esse valor inicial – que significa R$ 1 por dia – ajuda a Gestos a manter funcionando o atendimento às populações mais vulneráveis ao HIV/Aids e também a continuar as atividades de monitoramento das políticas públicas e promoção de direitos.

Mais informações sobre a Gestos estão disponíveis no site e nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter – @gestospe) e no Youtube, no Canal Gestos Comunica”. Também é possível acessar os relatórios anuais Gestos em Números, disponíveis no site institucional, nos quais estão as atividades desenvolvidas a cada ano.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.