Home > Comunicação > Notícias

Entidades da sociedade civil divulgam carta ao governador de Pernambuco e cobram investigação da morte de Sandro Cipriano

Entidades da sociedade civil divulgam carta ao governador de Pernambuco e cobram investigação da morte de Sandro Cipriano

Representantes de 71 redes, movimentos sociais, academia, de entidades de defesa de direitos de LGBTI+, da agroecologia, do movimento de mulheres e dos direitos humanos, cidadãs e cidadãos pernambucanos divulgaram carta ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, cobrando atenção às investigações do homicídio do educador e ativista LGBTI+ Sandro Cipriano – que foi assassinado no dia 28 de junho, no município de Pombos, na Zona da Mata Norte do Estado, com indícios de crime de ódio e LGBTFobia.

No documento, os movimentos sociais cobram ações para a promoção dos direitos das pessoas LGBTI+ e de políticas efetivas para o combate à violência e aos crimes com motivação no preconceito e no ódio a esta população. A carta lembra que o Brasil é o campeão mundial em assassinatos de pessoas gays e trans e que Pernambuco encontra-se entre os principais Estados onde essas mortes ocorrem sem que existam dados e estatísticas confiáveis sobre estes crimes.

Cipriano foi homenageado por amigos e companheiros de movimentos sociais na última quinta-feira (04/07), na sede da Gestos, quando foi ressaltada a atuação de Sandro Cipriano como defensor dos direitos humanos, da agroecologia e dos direitos das pessoas LGBTI+.

Quem foi Sandro Cipriano?

Sandro Cipriano era professor no curso de Agroecologia da ONG Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa), onde militava em defesa da agricultura familiar e também defensor dos direitos LGBTI+. Cipriano também fazia parte da diretoria da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais em Pernambuco (Abong-PE), era presidente da Rede LGBTI+ de Pombos e coordenador da Rede LGBTI+ do Interior de Pernambuco – que ajudou a formar e fortalecer e reúne ativistas de vários municípios do estado. O educador considerava prioritária a valorização das políticas de defesa dos direitos LGBTI+ e a interiorização destas ações. O ativista participava da organização de um seminário para fortalecer novas lideranças LGBTI+, que está marcado para acontecer entre os dias 12 e 14 de julho de 2019, no Centro de Formação e Lazer do Sindisprev.

CONFIRA A CARTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS AO GOVERNADOR PAULO CÂMARA:

Carta Aberta dos Movimentos Sociais ao Governador de Pernambuco – Sandro Cipriano Presente

Temas deste texto:

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.