Home > Comunicação > Notícias

Recife recebe 10ª edição do Fórum UNGASS/AIDS Brasil

Recife recebe 10ª edição do Fórum UNGASS/AIDS Brasil

Evento reúne 80 ativistas e especialistas em HIV/Aids do Brasil e representantes de Agências de Cooperação Internacionais

Nos dias 07 e 08 de novembro de 2018 acontece cidade do Recife/PE o X Fórum UNGASS-AIDS Brasil, com o tema “Prevenção Combinada. Do global ao local: vamos combinar?”.

O evento será realizado no Hotel Jangadeiro, no bairro de Boa Viagem, e vai debater a atual conjuntura nacional da resposta ao HIV, focando na política de prevenção combinada adotada pelo Brasil. Estarão presentes 80 ativistas do Movimento Nacional de Aids e saúde, Agências de Cooperação Internacional, representantes de Agências da ONU e de governos – as principais lideranças brasileiras no campo do HIV.

O Fórum UNGASS/ AIDS Brasil é uma plataforma criada pela Gestos em 2003 e adotada posteriormente em 15 outros países da Ásia, África, América Latina e Caribe e o Leste Europeu para integrar e atualizar ativistas nacionais sobre debates internacionais sobre Aids. A 10ª edição do fórum vai apresentar a Coalizão Global de Prevenção, fundada em 2017 e incluirá uma consulta sobre a recém criada Parceria Global contra o Estigma e a Discriminação relacionados ao HIV e a Aids.

“A prevenção combinada reúne as novas tecnologias de prevenção ao HIV, nas quais estão disponíveis várias formas de se prevenir, incluindo PreP, PEP, testagem para gestante, prevenção para casais sorodiferentes, entre outras opções. O objetivo é dar autonomia para cada pessoa e segmento da população poder escolher o tipo de prevenção que considera mais adequada para si. As estratégias incluem ações especiais para as populações em maior vulnerabilidade para o HIV”, explica Jair Brandão, assessor de Projetos da Gestos. Ao mesmo tempo, o estigma e a discriminação relacionados ao HIV continuam sendo barreiras tanto ao acesso aos meios de prevenção, quanto ao tratamento.

Durante o evento, os debates serão alinhados aos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito da ONU, analisando oportunidades e desafios nacionais para alcançar as metas de prevenção do HIV estabelecidas na “Declaração Política sobre o Fim da Aids: acelerando a resposta para impulsionar a luta contra o HIV e por fim à epidemia de Aids até 2030”. Tais compromissos, inclusive o de que todos os países devem investir pelo menos 25% dos recursos para a Aids em prevenção, foram fortalecidos em 2017, com a criação da “Coalizão Global para Prevenir o HIV”, coordenada pela UNAIDS e pelo UNFPA e que propõe um mapa de ação para avançar com a prevenção combinada em todo o mundo.

O Brasil está listado como local prioritário pelo UNAIDS e é um país estratégico para este debate, pois os resultados alcançado no país têm impacto junto aos demais países da América Latina. É importante lembrar que, no Brasil, 25% do recursos para a Aids devem ser investidos em prevenção.

O X Fórum UNGASS-Aids Brasil, além de debater com o movimento nacional de luta contra a Aids as agendas nacional e internacional no campo da prevenção combinada, irá elaborar estratégias coletivas para o monitoramento dos recursos disponibilizados à prevenção combinada no Brasil.

A reunião de especialistas tem o objetivo maior de colaborar com os esforços nacionais e internacionais para controlar a epidemia de Aids até o ano de 2030, como preconizado pela Agenda 2030, sem deixar ninguém para trás, especialmente olhando as populações em maior situação de vulnerabilidade frente ao HIV e à Aids.

O evento é financiado pelo Departamento de IST/HIV/Aids do Ministério da Saúde e UNESCO (DIAHV/MS/UNESCO), com apoio da ONU Mulheres, da Delegação de ONG da Junta Diretora da UNDAIDS e da Rede Global de Pessoas que vivem com HIV (GNP+, da sigla em inglês).

Temas deste texto: AIDS - HIV - ODS - PEP - PrEP - Prevenção combinada - SIDA - Unaids - Ungass AIDS

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.