Home > Comunicação > Notícias

ODS são tema de debate com candidatos/as ao Legislativo na Gestos

ODS são tema de debate com candidatos/as ao Legislativo na Gestos

A Gestos e o Grupo de Trabalho da Agenda 2030 promoveram no dia 19 de setembro um encontro com candidatos a deputado/a estadual e federal. O evento foi realizado na sede da Gestos, no Bairro da Boa Vista, no Recife, em parceria com a Marco Zero Conteúdo e foi transmitido ao vivo pelo coletivo de jornalismo investigativo. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram o tema central do debate, pautando as perguntas realizadas pela equipe da Gestos, pelos grupos de ativismo da ONG e também pelos internautas – que puderam participar enviando os questionamentos com antecedência por e-mail.

Estiveram no encontro os/as candidatos/as a deputado/a estadual Edilson Silva (PSol), Liana Cirne (PT), Robeyoncé Lima (PSol – representando a candidatura Juntas), Sylvia Siqueira Campos (PT) e Teresa Leitão (PT). Também estiveram presentes Ivan Moraes (PSol) e Paulo Rubem Santiago (PSol), que concorrem a uma vaga para a Câmara dos Deputados. Os convites tiveram como critério unir num mesmo evento pessoas que haviam entrado em contato com a Gestos propondo conversas sobre temas relacionados à atuação da ONG.

“Em vez de realizar encontros individuais, a Gestos entendeu que a melhor maneira de promover essa conversa seria num encontro aberto, pautado na Agenda 2030, com todos e todas que fazem parte da entidade e também convidando todas as pessoas que quisessem acompanhar o debate. A parceria com a Marco Zero aconteceu nessa perspectiva de ampliar o diálogo com a sociedade e de alguma forma também entender o comprometimento dos candidatos com o alcance das metas previstas nos ODS”, explicou Alessandra Nilo, coordenadora-geral da Gestos.

Ampla participação

O encontro foi dividido em três blocos. No primeiro, foram realizadas perguntas da equipe da Gestos para os candidatos. No segundo momento, representantes dos Grupos de Ativismo da Gestos foram porta-vozes dos questionamentos. Já no terceiro bloco, a Marco Zero Conteúdo comandou as perguntas enviadas por e-mail, por pessoas que acompanham a Gestos e o GT da Agenda 2030 nas redes sociais.

Encontro com candidatos/as a deputado/a estadual e federal na Gestos, em parceria com a Marco Zero Conteúdo (Foto: Gestos/Divulgação)

Os questionamentos foram abrangentes, em três grandes áreas tratadas no Relatório Luz da Sociedade Civil 2018 (Social, Econômica e Ambiental) e abordaram questões referentes a saneamento básico, reforma tributária, orçamento público, privatizações, violência nas cidades, violência contra a mulher, direitos LGBT, defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) – que está completando 28 anos neste mês de setembro – questões sobre atendimento médico, psicológico e fornecimento de medicamentos para pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids.

“Foi um debate muito importante. Tanto pelos temas que foram abordados como pelo aprofundamento das respostas dos candidatos. Fundamental trazer a agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o debate eleitoral. Afinal, os ODS colocam em perspectiva as tarefas que governos, parlamentares e sociedade precisam empreender para termos um país menos desigual e verdadeiramente inclusivo”, avaliou Laércio Portela, jornalista da Marco Zero Conteúdo.

“Ressalte-se também o protagonismo da sociedade civil, com a iniciativa da Gestos e a parceria com a Marco Zero Conteúdo. Para nós que produzimos jornalismo independente é fundamental ir além da cobertura tradicional da mídia corporativa, que prioriza as pesquisas de intenção de voto”, completou Portela, ressaltando que a Marco Zero acredita numa cobertura mais ampla, que reflita a realidade do país e do nosso estado e leve aos leitores informações de fato relevantes para a tomada de decisões durante a eleição.

A íntegra do debate está disponível na página do Facebook da Marco Zero Conteúdo.

> Conheça mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e atualize-se sobre o tema através das redes sociais – no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Temas deste texto: Agenda 2030 - ODS

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.