Home > Comunicação > Notícias

25 de setembro é dia de Ação Global pela Agenda 2030

25 de setembro é dia de Ação Global pela Agenda 2030

Esta terça-feira, dia 25 de setembro de 2018, é a data que marca os três anos adesão dos 193 países Estados-Membros da ONU que assinaram a Agenda 2030 e aderiram aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Brasil, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda2030) promoverá ações focadas na divulgação dos ODS no país nas mídias sociais, com um tuitaço e divulgação das recomendações do Relatório Luz 2018, com foco nas Eleições 2018.

Todos os anos, no aniversário deste dia histórico, a Campanha de Ação dos ODS (#Act4SDGs) mobiliza ao redor do mundo a ONU, governos locais e nacionais, instituições e organizações de todos tipos, a mídia, grupos da sociedade civil, cidadãs e cidadãos para uma iniciativa global em prol dos ODS. Neste ano, a data coincide com a abertura do Debate de Alto Nível da 73ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA 73).

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda integral com propostas, metas e indicadores nos campos sociais, ambientais e econômicos que visam a acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem da paz e tenham prosperidade. Os ODS são interconectados e universais, pois se aplicam a todos os países, sob a promessa de “não deixar ninguém para trás”. Para que os objetivos sejam cumpridos, é preciso que todos façam sua parte: a ONU, os governos locais e nacionais, instituições e organizações de todos tipos, a mídia, grupos da sociedade civil, e pessoas como você e nós.

Como participar

Comércios, governos locais e nacionais, organizações, universidades e qualquer indivíduo trabalhando para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão convidados a participar do dia de Ação Global em prol dos ODS. O GT Agenda 2030 promoverá um tuitaço entre às 17h e 18h da terça-feira, 25 de setembro, para divulgar dados sobre os ODS no Brasil com o uso das hashtags #Act4SDGs, #EuApoioODS, #NãoDeixeNinguémParaTrás e #Agenda2030.

Relatório Luz 2018 e GT da Sociedade Civil para Agenda 2030

O Brasil dificilmente cumprirá os ODS acordados por 193 países na ONU. O alerta é do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 que elaborou o Relatório Luz 2018 sobre o avanço da Agenda 2030 no país. O documento analisou os 17 ODS e elaborou um diagnóstico, além de recomendações para reverter a atual situação e alcançar a meta até o ano de 2030 avanço da Agenda 2030 no país.

O GT da Sociedade Civil para Agenda 2030 analisou 121 das 169 metas que compõem os 17 ODS e produziu seu Relatório Luz 2018, documento preparado por especialistas do GTSC A2030. Por apontar recomendações sobre os desafios identificados, o documento é chamado de Relatório Luz.

O lançamento do Relatório Luz 2018 ocorreu em julho, em Brasília e em primeira mão no Brasil e foi levado ao Fórum Político de Alto Nível da ONU – encontro da instância responsável por acompanhar os avanços da Agenda 2030 realizado entre os dias 9 e 18 de julho em Nova Iorque, com a participação dos Estados Membros da ONU e de representantes da sociedade civil.

O Relatório Luz 2018 traz dados preocupantes, especialmente em tempos de tensões sociais, políticas e econômicas no país, comprovando a tendência já anunciada em 2017, de que no ritmo atual o Brasil dificilmente alcançará as metas com as quais se comprometeu.

O documento destaca a baixa adesão dos poderes executivo e legislativo aos ODS e ressalta que a flexibilização das leis trabalhistas e a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016 são símbolos irrefutáveis do descompromisso atual. Mostra, entre outros aspectos, que os orçamentos de políticas e programas importantes para a sociedade e para o meio ambiente estão menores ou zerados, enquanto crescem o endividamento público, a pobreza e a fome. Os abismos sociais entre ricos e pobres se aprofundam, consolida-se a exclusão história baseada em raças, etnias, identidade de gênero e orientação sexual; continuam os ataques às Unidades de Conservação, à legislação ambiental.

O Relatório Luz aponta que os índices brasileiros de violência e desigualdades seguem entre os maiores do mundo e os problemas intensificam-se à medida em que as lideranças políticas progressistas não conseguem produzir convergências, a sociedade civil é alimentada por fake news e o desmonte dos principais mecanismos de proteção social e ambiental, conquistados ao longo de décadas, avança.

> As informações são do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030

Conheça mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e atualize-se sobre o tema através das redes sociais – no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.