Home > Comunicação > Notícias

Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose é lembrado neste sábado (24/03)

Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose é lembrado neste sábado (24/03)

A Tuberculose é a infecção que mais afeta as pessoas que vivem com HIV/Aids e ainda provoca milhares de mortes no Brasil e no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10,4 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose no ano de 2016. Dados levantados pela Parceria Brasileira contra a Tuberculose – STOP TB Brasil apontam que a doença mata 5 mil brasileiros por ano. Para reforçar o combate à doença, no dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Para marcar a data e debater sobre a necessidade de ampliar o acesso das pessoas à testagem e ao tratamento, várias atividades estão agendadas ao longo da semana em todo o país. A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero participará da solenidade programada para a Câmara dos Deputados na próxima segunda-feira (26/03), em Brasília, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, falando em nome da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose – STOP TB Brasil, da qual faz parte da coordenação colegiada.

Apesar de ser vista como um mal do Século XIX, a tuberculose ainda está muito presente na nossa sociedade. O maior complicador para o tratamento da doença é a falsa ideia de cura após os primeiros efeitos da medicação – que fazem muitas pessoas pararem o tratamento. A descontinuidade pode acarretar uma resistência do organismo aos remédios, dificultando a cura.

A tuberculose afeta principalmente pessoas em situação de pobreza, com dificuldades para alimentar-se adequadamente e com acesso precário a moradia, saneamento e trabalho e também sem acesso aos serviços públicos de saúde e ao teste que diagnostica a doença.

Entre os principais desafios que precisam ser enfrentados para combater a doença está a necessidade de ampliar ações de informação, apoio, solidariedade e luta contra o preconceito.

STOP TB – Tuberculose tem cura

A Parceria Brasileira Contra a Tuberculose é um fórum que existe há 13 anos, formado por representes da sociedade civil, fóruns e redes, gestores e academia, iniciativa privada e organismos internacionais com atuação Brasil. Ligado ao movimento internacional Stop TB atua na área de divulgação de ações e interlocução com o Ministério da Saúde acompanhando o Plano Nacional de TB, além de outras frentes que visem a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública.

Durante esta semana as entidades que fazem parte da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose lançaram uma fan page no Facebook para informar sobre as ações do movimento, divulgar dados sobre a tuberculose no Brasil e dar publicidade à atuação dos diversos membros do colegiado em ações nas várias regiões do país.

 

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.