Home > Comunicação > Notícias

5ª Roda de Diálogo da Campanha por Tributos sobre Transações Financeiras

5ª Roda de Diálogo da Campanha por Tributos sobre Transações Financeiras

A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, Fórum de ONG/AIDS de São Paulo e a Aliança de Controle do Tabagismo e Promoção à Saúde realizarão, no dia 28 de março, a 5ª Roda de Diálogo da campanha por Tributos sobre Transações Financeiras, a TTF Brasil.

O diálogo intitulado “Financiamento Integral, Saúde de Qualidade no Brasil – um sonho possível?” contará com a participação de pesquisadores, economistas e peritas sobre o tema (agenda abaixo), refletindo sobre possíveis estratégias nesse campo, cada vez mais definido a partir do conceito de ajuste fiscal, mas que de fato é diretamente relacionado ao exercício de soberania sobre os mercados.

Exemplo disso é que, apesar de ter feito um diagnóstico amplo sobre o baixo retorno no investimento público no Brasil, informação apontada seis meses antes pelo nosso relatório do GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030 apresentado na ONU, o estudo do Banco Mundial, Um ajuste justo, sugere aumentar a dosagem da política que já está estrangulando o país: austeridade fiscal, privatização de lucrativas empresas públicas e de universidades federais, construindo um caminho sem volta para a expansão do endividamento individual. E neste caminho avançam as maiorias das propostas do atual governo e do parlamento.

Para seguir colaborando com os esforços de contrapor o discurso de cortes e liberalizações, iremos debater alternativas multidisciplinares às armadilhas do endividamento público e pessoal crescente, como, por exemplo, as fontes inovadoras de financiamento público e o exercício da soberania tributária para garantir os direitos de acesso à saúde de qualidade, com governança transparente em todos os setores.

O objetivo do evento é fomentar parcerias e criar oportunidades para compartilhar diferentes iniciativas, ações e projetos que monitoram o financiamento público e o da saúde, construindo e fortalecendo sinergias entre o grupo.

Local do Evento:
Braston Hotel São Paulo
Rua Martins Fontes, 330 – Consolação – São Paulo/SP
(11) 3156-2401/2402
www.braston.com

Contatos Entrevistas:
Alessandra Nilo – Gestos. (81) 99987-9145
Mônica Andreis – ACT (11) 97147-2019
Rodrigo Pinheiro – Fórum de ONG de SP (16) 99603-0020


V Roda de Diálogo TTF Brasil
Financiamento Integral, Saúde de Qualidade no Brasil– um sonho possível?

09h-9h25 – Boas Vindas e apresentação participantes – A. Nilo / Mônica Andreis / Rodrigo Pinheiro

09h30 – Agenda e Objetivos Evento – Alessandra Nilo

09h40 – Financiamento das Agendas de Desenvolvimento – Claudio Fernandes – Gestos

09h55 – O Brasil: Desafios e Perspectivas – Marcos Cintra/ IPEA

10h10 – Assimetrias Público/Privado e perspectivas – PUC-SP – Rosa Maria Marques (a confirmar).

10h25 – Roda de Diálogo

11h30 – “Muito além da PEC 95: plebiscitos populares para garantir o Estado Social de 1988” – Eduardo Fagnani – Unicamp / pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT) e coordenador da rede Plataforma Política Social.

11h35 – “Impacto econômico do tabagismo e Taxação de produtos de tabaco” – Ana Paula Leal Teixeira – CONICQ – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

11h50 – Roda de Diálogo

12h30 – Almoço

14h:00 – “Mecanismos inovadores para financiamento da saúde e iniciativas da OMS” – Diogo Alves/OPS

14h20 – Financiamento do SUS – Algumas Ideias. Francisco R. Funcia / CNS -ABrES

14h40 – Projeto TTF Brasil (o que discutimos e produzimos juntos)

15h00 – Comunicação: Alianças estratégicas – Antonio Martins (Outras Palavras)

15h20 – Roda de Diálogo / Potenciais Sinergias

17h30 – Encerramento – A. Nilo

Temas deste texto: FTT - SUS

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.