Home > Comunicação > Notícias

I Pré-Desfazendo Gênero (Edição Recife)

I Pré-Desfazendo Gênero (Edição Recife)

I Pré-Desfazendo Gênero (Edição Recife), que antecede o Seminário Internacional Desfazendo Gênero que acontecerá em 2019 no Recife, abordou temáticas referentes a gênero; sexualidade; arte; psicanálise; educação; feminismo e estudos queer. Na oportunidade, a psicóloga Thaís Monteiro (voluntária da ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero), apresentou o trabalho: Inquilino/a em Seu Próprio Corpo: Transexualidade Sob uma “Nova” Habitação de Si – orientada pelo Professor Me. Glaudston Lima (Psicólogo da ONG – Gestos), a apresentação versou sobre a articulação entre os temas da transexualidade e da “ressignificação” sexual, na perspectiva dos conceitos psicanalíticos de pulsão, sexualidade e sexuação.

No contexto em que o reacionarismo emerge como forma de pensar a política e o espaço público, faz-se importante reacender os debates sobre as questões referentes às expressões e identificações de gênero e sexualidade, como posições subjetivas frente ao desejo. Os aspectos socioculturais relacionados aos tais temas têm mostrado que a subjetivação humana – como possibilidades de estar no mundo – está em “ameaça” de ser desrespeitada.

Por isso, uma clínica que aposte na noção de sujeito, como sustentação do desejo, resiste aos padrões hegemônicos que discriminam e excluem, esses padrões se sustentam em processos de identificações que buscam “Um” modelo que oriente os modos de desejar, julgar e agir.

ONG GESTOS

Só a convivência com a diversidade humana possibilita o enfrentamento dos preconceitos de gênero e sexualidade. Neste sentido, a clínica psicanalítica frente às transexualidades oferece a abertura de novos caminhos para uma ética da responsabilidade e da alteridade como efeito importante na construção de experiências humanas singulares, grosso modo uma clinica que não se baseia na repressão e na culpabilização, modo de saber e fazer na clínica realizada na ONG Gestos.

Fonte:
Glaudston Lima (Psicólogo/CRP 02 9644)
Thaís Monteiro (Psicóloga /CRP 02/19577)

Temas deste texto: Diversidade - Gênero - Soroposivitidade

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.