Gestos elege representantes para as conferências nacionais de Políticas para as Mulheres e de Direitos da População LGBTQIAPN+
O fim de semana foi marcado por importantes conquistas para a Gestos, que ampliou presença em espaços estratégicos de decisão política a nível nacional. Jô Meneses, coordenadora de Educação e Assistência, foi escolhida como delegada para a Conferência Nacional de Política para as Mulheres. Para a etapa nacional da Conferência de Direitos da População LGBTQIAPN+, Thiago Jerohan, assessore de projetos, e Juliana Mazza, psicóloga, representarão Pernambuco como titular e suplente, respectivamente.
O pleito para a etapa nacional da Conferência de Políticas para as Mulheres ocorreu durante o evento estadual, sediado na cidade de Gravatá, no Agreste do Estado, entre os dias 27 e 28 de agosto. A Conferência é um espaço de construção coletiva e fortalecimento de políticas públicas que promovem igualdade de gênero e oportunidades e já passou pelas etapas municipais e estaduais em todas as regiões do país.
Ao final do encontro estadual, foram eleitas 109 delegadas que representarão Pernambuco na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, programada para acontecer a partir do final de setembro, em Brasília.
De acordo com Jô Meneses, o evento será uma oportunidade de trocas e fortalecimento das demandas das mulheres: “Participar da Conferência Nacional será uma oportunidade de levar a voz das mulheres pernambucanas a partir do seu contexto, somando a de todas as brasileiras, para um espaço mais amplo de debate, que reflita a diversidade das demandas e situações. Esperamos contribuir para que nossas demandas se transformem em políticas públicas concretas, que fortaleçam a democracia, a autodeterminação das mulheres sobre seus corpos e desejos e a igualdade de gênero com a garantia de direitos para todas nós”.
Já entre os dias 29 e 31 de agosto, também no município de Gravatá, aconteceu a 4ª Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+, que reuniu sociedade civil, municípios e governo estadual para debater e propor políticas públicas, programas e ações voltadas à garantia dos direitos dessa população.
Eleitos para a etapa nacional do evento, Thiago e Juliana estarão representando o estado no espaço destinado à formulação, monitoramento e avaliação de políticas voltadas à promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.
A participação da Gestos nas conferências reafirma o compromisso da organização com a defesa dos direitos humanos, de todas as orientações sexuais, identidades de gênero e características sexuais. Thiago comenta que “nesses espaços, a Gestos tem defendido a priorização das pautas LGBTQIAPN+ nas políticas e orçamento público de forma intersetorial, com transparência e amplo controle social pela sociedade civil. Seguimos firmes no compromisso de construir uma sociedade mais justa e inclusiva”.
