Home > Comunicação > Notícias

Gestos destaca importância da participação social no G20

Gestos destaca importância da participação social no G20

Na manhã da última segunda-feira, 30 de outubro, a ONG Gestos, representada por sua Coordenadora-Geral, Alessandra Nilo, participou do encontro informativo que abordou o G20 e o grupo de engajamento da sociedade civil, o C20. O evento aconteceu no Galpão da Cidadania (Rio de Janeiro) e reuniu diversas vozes interessadas em contribuir para uma participação social mais ativa e inclusiva nas discussões do grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo.

Créditos: Augusto Ribeiro, Plataforma CIPÓ

Promovido através de uma parceria entre a Gestos, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Plataforma Cipó, o encontro buscou contribuir para promover a participação efetiva da sociedade civil brasileira na incidência sobre os temas prioritários da presidência do Brasil no G20.

O evento foi transmitido ao vivo, pelo Youtube da Plataforma CIPÓ, teve como objetivo principal proporcionar um entendimento mais amplo do G20, sua governança e seus mecanismos de participação através dos 11 grupos de engajamento oficiais. Um deles é o C20 (Civil 20), que fornece uma plataforma para Organizações da Sociedade Civil (OSC) em todo o mundo expressarem as prioridades para questões como desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades.

O trabalho desses grupos é coordenado pela “Troika”, formada por três organizações da sociedade civil que lideram o processo de coordenação e diálogo do C20. Elas são responsáveis ​​por liderar as atividades e propostas apresentadas pelo grupo aos/às líderes do G20.

Créditos: Augusto Ribeiro, Plataforma CIPÓ

Desde o início deste ano, a Gestos integra a “Troika do C20”, representando o Brasil (que será a próxima sede G20, em 2024). Alessandra Nilo, atual Sherpa do C20e  que irá desempenhar o papel de vice-presidente em 2024, destacou a importância de incluir vozes diversas na formação das políticas internacionais, enfatizando a relevância de ouvir e valorizar as contribuições de grupos como mulheres, pessoas com deficiência, comunidades LGBTQIA+ e grupos étnico-raciais para garantir uma abordagem mais abrangente e inclusiva nas políticas globais.

Essa abordagem diversificada é fundamental para garantir uma agenda internacional mais justa e equitativa, que considere as necessidades e perspectivas de todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás.

O evento teve a presença de representantes da sociedade civil organizada e do governo brasileiro, incluindo o diplomata, Gustavo Westmann (do Ministério das Relações Exteriores); o assessor internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República, Antonio Cottas e Tatiana Berringer, do Ministério da Fazenda.

 

Leia Também:

Civil20 India reúne sociedade civil mundial para debater desenvolvimento e combate às desigualdades

Artigo: A sociedade civil e a pressão por soluções globais junto ao G20

Como descolonizar o desenvolvimento sustentável

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.